História: Há 16 anos nascia a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo

Há 16 anos, no dia 29 de maio, a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL) se tornou a mais nova Unidade da USP no Estado de São Paulo, a ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA (EEL).  Até então, a FAENQUIL, que já tinha 37 anos de atuação, era uma Autarquia Estadual vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo.

Mas a história da EEL com a USP começou um pouco antes, em 2001, quando o Governo do Estado de São Paulo solicitou que a FAENQUIL se integrasse a uma das Universidades Estaduais Paulistas: USP, UNESP ou UNICAMP. Desde então, foram 5 anos de tratativas, reuniões, visitas e relatórios.

Naquela época, a FAENQUIL oferecia 240 vagas nos cursos de graduação em Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Industrial Química. Também havia os Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Bioquímica, ambos com mestrado e doutorado, Engenharia Química com mestrado, e o Curso Técnico em Química (Cotel). No total, eram atendidos na Unidade cerca de 1600 alunos. A Instituição contava com um quadro composto por 72 professores e 223 servidores técnicos e administrativos.

faenquilEm março de 2006, a USP, em Reunião do Conselho Universitário, reconhecendo a excelência acadêmica e científica da FAENQUIL, aprovou a incorporação da Unidade à USP e declarou formalmente ao Governo do Estado o interesse em absorvê-la, já vislumbrando a imediata criação de um campus no Vale do Paraíba.

Foi no dia 29 de maio de 2006, que o Decreto Estadual n° 50.839, extinguiu oficialmente a FAENQUIL e transferiu suas atividades de ensino, pesquisa e extensão para a Universidade de São Paulo. Desde então, os cursos de graduação, pós-graduação e todos os alunos da extinta FAENQUIL passaram fazer parte de uma das melhores e mais importantes Universidades da América Latina, a USP. Os servidores continuaram vinculados à SDE e passaram a prestar serviços à Universidade.

Ao longo dos primeiros anos a EEL trabalhou muito para se adequar aos padrões administrativos da Universidade de São Paulo.

Em 2012 passou a oferecer novos cursos de graduação: Engenharia Ambiental, Engenharia Física e Engenharia de Produção. Em 2014 foi criado o mestrado profissional em Projetos Educacionais de Ciências. Em 2017 passou a oferecer também o doutorado em Engenharia Química.

Entrada. Área IIDesde a criação da EEL, atuaram como Diretores: Nei Fernandes de Oliveira Júnior (2006-2014); Antônio Marcos de Aguirra Massola (2014-2016); Renato de Figueiredo Jardim (2016-2020).

Nesse tempo foi criado o Regimento Institucional, um novo organograma, novos cursos e os programas de pesquisa e de extensão se expandiram ainda mais. Foram construídos os Restaurantes Universitários (Área I e Área II), o Centro de Vivência, o Prédio de Laboratórios Didáticos e o vestiário da Área II.

A EEL cresceu. Hoje, a Unidade oferece 360 vagas para graduação distribuídas em seis cursos de Engenharia. As atividades da EEL são realizadas em suas duas Áreas (Área I e II), conta com um quadro de pessoal composto por 144 docentes (90 USP e 54 SDE) e 187 servidores técnicos e administrativos (166 SDE e 21 USP). Agora são oferecidas 360 vagas de graduação tendo o corpo discente da Unidade composto por 2113 alunos de graduação, 272 de pós-graduação e 112 do ensino técnico, totalizando cerca de 2500 estudantes.

Atualmente, a Unidade é dirigida pelo Prof. Silvio Silverio da Silva (Diretor) e pelo Prof. Durval Rodrigues Junior (Vice-Diretor) para o período 2020-2024, Professores Titulares USP oriundos da FAENQUIL, com mais de 35 anos de experiência profissional na casa.

A atual Diretoria tem como diretrizes o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização da EEL-USP, visando prepará-la para momentos de ainda maior sucesso no futuro. Muitas ações organizacionais e estruturantes têm sido realizadas, e estão planejadas, para permitir que a EEL-USP alcance sua completa institucionalização na Universidade. Ações essas desenvolvidas com muito profissionalismo, honestidade, transparência e respeito com nossos docentes, servidores, alunos e colaboradores.

Ainda para 2022 está sendo planejada uma comemoração relativa aos 16 anos de incorporação da Unidade à USP, no nível que a EEL merece. Todos serão informados.

Vista Aérea. Área IImagem removida.

Comissão para “Comemoração dos 16 anos de incorporação da EEL pela USP”. Port.04/2022"

Abaixo Edição Comemorativa. Destaques do Dia EEL-USP