USP em Lorena oferecerá Mestrado em Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba

Em 2024 a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) USP, por meio do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, passará a oferecer o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMAD), a nível de Mestrado Acadêmico, a fim de atender a demanda regional de práticas sustentáveis alinhadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Atualmente, no Vale do Paraíba, existe uma grande diversidade de indústrias de pequeno e grande porte que se apresentam como o motor de geração de emprego e renda local e da urbanização acelerada nas cidades em seu entorno. Dessa forma, diversos professores, idealizadores do curso, sentiram a necessidade de que a Universidade de São Paulo se voltasse para pesquisas aplicadas aos danos socioambientais causados pela agropecuária extensiva na região Vale-paraibana, bem como para o crescimento industrial e urbano.

O PPGMAD chega a Lorena com o objetivo de formar profissionais capacitados para identificar e analisar diferentes situações sob o ponto de vista das Ciências Ambientais a fim de trazer soluções sustentáveis que minimizem os impactos ambientais das atividades da indústria e da agropecuária tanto no meio ambiente, quanto na sociedade e na economia local. A coordenação do PPGMAD está sob a responsabilidade dos Professores da EEL: Profa. Ana Lúcia Gabas Ferreira, juntamente com o Prof. Eduardo Ferro dos Santos, vice coordenador do Programa.

Segundo a Profa. Ana Lúcia , uma das idealizadoras, a ideia é propor ações integradas e interdisciplinares que caracterizem os sistemas e aspectos hidrológicos, físicos, ambientais, químicos, geotécnicos, a biodiversidade, além da dinâmica entre os sistemas antrópicos, do comportamento do ser humano sobre o ambiente em que ele interage. Desta forma, o PPGMAD pretende, segundo a proposta do curso “Ser um centro de excelência na área de Ciências Ambientais no Vale do Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência e para o bem-estar social, sendo agente transformador na região” com a missão de “Construir e difundir conhecimento científico e tecnológico em Ciências Ambientais, capacitando recursos humanos, para o desenvolvimento regional e sustentável da sociedade”.

Em breve divulgaremos informações sobre as inscrições e o início do curso.