Pular para o conteúdo principal

Consórcio para a Excelência no Ensino de Graduação em Engenharia (CE²GE) da USP realiza sua 1ª reunião na Poli-USP. EEL está presente.

 

No dia 19 de abril aconteceu a primeira reunião do Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharia (CE²GE) da USP, formado por docentes de cinco unidades da Universidade que oferecem cursos de engenharia – Escola Politécnica (Poli), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola de Engenharia e Lorena (EEL), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). O evento, realizado na Poli, promoveu um debate sobre quais serão os pontos norteadores do ensino de engenharia em um futuro próximo.

 

Estavam presentes na mesa de abertura o pró-reitor de Graduação, professor Aluísio Segurado, o pró-reitor Adjunto de Graduação, professor Marcos Neira, o diretor da Escola Politécnica, Reinaldo Giudici, o presidente do Consórcio e presidente da CG da EEL, professor Herlandí Andrade e a coordenadora adjunta do Consórcio e presidente da CG da EESC, a professora Luciana Montanari.

 

Prof. Herlandi. Poli USP encontro CE2GE
Prof. Herlandi Andrade fala na abertura do encontro. 

O professor Herlandi Andrade abriu o evento apresentando os objetivos centrais do Consórcio. “Pretendemos desenvolver ações conjuntas, tais como programas, projetos e atividades acadêmicas inovadoras e integradas entre as Escolas com impacto direto em uma formação diferenciada dos estudantes”.

 

Em consonância, o pró-reitor adjunto, Marcos Neira, também ressaltou que a integração entre as unidades se traduz na tomada de um passo decisivo na direção da inovação. “É preciso entender que a docência é uma prática institucionalizada e que os caminhos podem ser elaborados, inventados e  construídos coletivamente”.

 

O diretor da Poli, Reinaldo Giudici, levantou que é necessário pensar nos planos de ação do consórcio de maneira a considerar também questões que se deslocaram para o centro do debate nos últimos anos. “Ficamos contentes em ver que estas discussões estão se ampliando e gerando iniciativas de impacto. O tema é desafiador, estamos em um ambiente de novas diretrizes curriculares. Eu também acrescento [às discussões] a questão das cotas, que hoje trazem para a Poli um alunado diferenciado, precisamos dar atenção especial para que os estudantes consigam acompanhar bem o curso. Além disso, a pandemia é outra questão que gerou uma série de gaps de formação. É preciso pensar em ações para resolver esses problemas, trabalhando juntos nós conseguiremos resultados melhores”. 

 

Aluisio Segurado, pro-reitor de Graduação, destacou o papel da Universidade na formação de profissionais de excelência e no desenvolvimento social do País. “A USP dispõe de uma excelência reconhecida nacional e internacionalmente e por isso assume a responsabilidade de formar quadros nas diferentes profissões com qualificação técnica e profissional excelentes aliadas à responsabilidade e o compromisso social e a formação ética e cidadã”. 

 

“Reiteramos nesse processo, o compromisso da USP como uma Universidade pública comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e paulista. A celebração e o trabalho executado no âmbito do Consórcio irá dinamizar a consecução dos objetivos propostos em cada um dos planos de ação das várias unidades”, finaliza o pró-reitor.

 

Da EEL participaram do encontro os Professores: Herlandí Andrade, Elisangela de Moraes, respectivamente presidente e vice-presidente da CG da EEL; e os professores: Cassius Olivio Figueiredo Terra Huchert, coordenador do curso de Engenharia de Materiais da EEL; Profa. Kátia Cristiane Gandolpho Candioto, coordenadora do curso de Engenharia Física,  Patrícia Caroline Molgero da Ros, coordenadora do curso de Engenharia Química (noturno); Simone de Fátima Medeiros Sampaio, coordenadora do curso de Engenharia Química (diurno); Fabrício Maciel Gomes, coordenador do curso de Engenharia de Produção; Talita Martins Lacerda,  representando a coordenação do curso de Engenharia Bioquímica e Robson da Silva Rocha, coordenador do curso de Engenharia Ambiental.

 

O primeiro período do evento foi dedicado à discussão inicial dos tópicos que perpassam ações centrais do projeto, como a definição de carreiras para o vestibular, a curricularização da extensão, a criação de Grupos de Apoio Pedagógicos (GAP) e a formação do corpo docente.

 

Prof. Elisangela de Moraes fala no encontro CE2GE
Prof. Elisangela de Moraes fala no encontro CE2GE

 

Na segunda parte, aconteceu o Fórum dos Cursos de Graduação. Organizado em formato de dinâmica em grupo, o objetivo “foi aproximar os cursos para que estes possam trabalhar conjuntamente na melhoria contínua dos cursos, que inclui a elaboração de estratégias de médio e longo prazos e a resolução de problemas comuns”, como destacado pela organização  do evento.

 

Matéria publicada originalmente no Site da Poli com adaptações para a página da EEL: Consórcio para a Excelência no Ensino de Graduação em Engenharia (CE²GE) da USP realiza a sua primeira reunião na Poli-USP – ESCOLA POLITÉCNICA