Desafio do Conhecimento - 2ª Etapa

Por Simone Colombo

Nos dia 24, 25 e 26 (14h as 18h) de novembro, acontece a segunda fase do Desafio do Conhecimento. Esta competição desenvolvida pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP tem como objetivo não apenas encontrar a melhor nota, mas sim, avaliar a capacidade de aprendizagem científica por meio de aptidões como a criatividade, a atitude e a inovação.

Participam do Desafio do Conhecimento alunos do ensino médio (1º, 2º e 3 ano)  e do ensino fundamental II  (6ª, 7ª, 8ª e 9ª série) de todo país.

Como nas edições anteriores a primeira fase do Desafio aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro de forma remota pela página do evento.   Nessa fase o estudante foi apresentado a uma charada a ser desvendada no tempo limite de 2 (duas) horas.

Ao todo, participaram dessa primeira etapa 709 estudantes oriundos de escolas públicas e particulares de 51 cidades brasileiras e 15 estados do Brasil. Houve inscritos tanto das cidades vizinhas, como Canas, por exemplo, quanto de estudantes de Pernambuco, do Nordeste do país.

Para a segunda fase foram classificados 184 estudantes.  Essa etapa do Desafio acontece por meio de um aplicativo de celular chamado TINBOLT. Nessa fase o aplicativo monta grupos aleatórios que terão que desvendar um enigma.

Serão premiados em cerimônia virtual os 3 participantes de cada série que obtiverem o melhor desempenho num total de 21 estudantes.

Mais informações: https://desafiodoconhecimento.eel.usp.br/

De