Pular para o conteúdo principal

Virada científica da USP e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia agitarão Lorena nos próximos dias

Em Lorena a Virada Científica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia agitarão o centro da cidade.

A EEL USP (Escola de Engenharia de Lorena da USP) participa, neste fim de semana, da 1ª edição da Virada Científica da USP, um evento que ocorrerá simultaneamente em diversas unidades da Universidade de São Paulo. A Virada Científica da USP de Lorena acontecerá neste sábado, dia 11, das 9 às 17 h, na Praça Baronesa de Santa Eulália, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro de Lorena. O foco da Virada científica Lorenense é a atração de alunos e professores do ensino básico para conhecer a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos dentro da EEL USP. O evento também comemora os 10 anos de criação do Projeto Movimento com Ciências - MCC, cujo principal objetivo é a articulação de programas de universidades e órgãos públicos para a descoberta e atração de talentos do ensino básico para as áreas de ciência e tecnologia.

Durante a virada serão apresentadas diversas atividades científicas desenvolvidas nos quatro Departamentos da EEL: Departamento de Biotecnologia; Departamento de Ciências Básicas e Ambientais; Departamento de Engenharia de Materiais e Departamento de Engenharia Química. Também serão apresentados à sociedade os cursos da EEL: Ensino Técnico em Química, Graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, os programas de pós-graduação da Escola e o curso de licenciatura em ciências semipresencial da EEL que ocorre em parceria com a UNIVESP.

O Coordenador da Virada Científica em Lorena, Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos, afirma que o ponto alto do evento é revelar para alunos e professores do ensino básico como eles podem participar de projetos para desenvolver atividades multi e interdisciplinares de pré-iniciação científica e utilizar metodologias ativas de aprendizagem através do mestrado Profissional em Projetos Educacionais da EEL (PPGPE) para melhorar a qualidade do ensino de ciência nas escolas. O PPGPE é um programa de pós-graduação criado em 2013 pela Escola de Engenharia de Lorena voltado para professores do ensino básico com objetivo de promover melhorias significativas no ensino na área de ciências e a integração entre ensino superior, fundamental e médio.

Como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida em todo Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontece na sequencia da Virada Científica, com início no dia 13 de outubro, a Virada Científica em Lorena será utilizada também para divulgação da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia – SCT da EEL, que será um grande evento realizado pela EEL USP entre os dias 13 e 17 de outubro (http://www.sct.eel.usp.br/) no mesmo local da Virada. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Lorena, do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências - PPGPE da EEL, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Programa Novos Talentos da CAPES . Simultaneamente às atividades da Virada Científica acontecerá também a última fase da Olimpíada Brasileira de Física - OBF, organizada anualmente desde 2008 pela EEL.

EEL REALIZA ATIVIDADES DA SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA E LEVA MOSTRA DE CIÊNCIAS PARA PRAÇA DA CIDADE

A semana de C & T acontece em todo Brasil (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC) e em Lorena é organizada pelo Departamento de Engenharia de Materiais da EEL USP (Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo). O tema da SNCT do ano de 2014 é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de outubro de 2014.

Em Lorena, a Semana de Ciências e Tecnologia (C & T) realizada pela da EEL USP acontece entre os dias 13 e 17 de outubro e tem como um de seus objetivos aproximar a ciência e a tecnologia da população de forma criativa e descontraída. Desmistificar a ciência e atrair jovens talentos para a área é o objeto central do evento e engloba os princípios do Movimento com Ciências realizado pela EEL desde 2005.

A abertura da Semana de C & T da EEL USP será no dia 13/10 às 14h00 no auditório da área 2 da EEL (Bairro Santa Lucrécia) com a Palestra: “Ciência e pesquisa se fazem com ética” - Profª. Drª. Solange Cadore (UNICAMP). O evento contará ainda com as seguintes atividades: Mostra de Ciências; Olimpíada de Física de Lorena, Olimpíadas de Ciências das Escolas Públicas de Lorena e O Simpósio de Ensino de Ciência.

A mostra de ciências

A Mostra de Ciências tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência por meio de apresentações interativas que promovam um aprendizado mais divertido. Ocorrerá entre os dias 13 e 17 de outubro na Praça Baronesa de Santa Eulália (em frente à matriz) com a exposição de trabalhos dos alunos de graduação, alunos de pré-iniciação científica e apresentação do “Show de Física”.

Essa edição da mostra visa atender a 2.000 alunos do ensino fundamental II e ensino médio por meio de visitas monitoradas com agendamento prévio.

A Mostra de Ciências acontecerá nos horários de 8h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00 entre os dias 13 e 17 de outubro. Estão programadas visitas monitoradas de alunos do ensino fundamental II e ensino médio de escolas de Lorena.

Essa atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Lorena SMEL, Prefeitura de Lorena, da FATEA e Instituto de Física da USP que enviará 3 monitores para apresentação do Show de Física “http://web.if.usp.br/showdefisica/”.

As Olimpíadas

A Olimpíada de Física de Lorena - OFL teve sua primeira edição no ano de 2005 e foi criada com o intuído de despertar o interesse dos alunos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo o foco principal a Física, bem como estreitar os laços entre a universidade e a educação básica. A OFL é destinada aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade de Lorena.

A Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas – OCLEP foi criada com intuído de despertar nos alunos do Ensino Fundamental da rede pública (municipal e estadual) o interesse pela área de Ciências de Natureza e suas tecnologias visando contribuir para a melhoria da Educação Básica de nossa região e o estreitamento da relação entre a universidade e a escola. A OCLEP é destinada aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade de Lorena.

As olimpíadas tiveram as inscrições encerradas em 07 de setembro com 80 inscritos para a OCLEP e 139 para OFL. As provas serão realizadas no dia 14 de outubro às 14h00 na FATEA.

O Simpósio de Ensino de Ciência – programação

A Escola de Engenharia de Lorena com a intenção de promover a melhoria no ensino básico de ciências e a integração entre ensino superior, fundamental e médio na área de ciências criou em 2013 o curso de Pós-Graduação em Projetos Educacionais em Ciências, de caráter profissional, voltado para professores de ensino básico. O 1º Simpósio de Ensino de Ciências (SEC), nesse sentido abrirá uma discussão sobre o ensino de Ciências para a Educação Básica com a seguinte programação:

Apresentação de pôsteres nos dia 14 e 15 de outubro de 10h00 às 11h30 (26 trabalhos no total), além das seguintes palestras:

Palestra - “O Autoconhecimento na Formação do Educador” - Prof Dr Ruy Cezar do Espírito Santo (PUC-SP). Data: 13/10 às 19h00 e Local: Teatro FATEA (inscrições abertas)

Palestra “- Aspectos gerais da avaliação ética na pesquisa científica” - Prof. Dr. Vitor Barletta Machado (UNIFOA). Data: 14/10 às 8h00 e Local: Auditório área 2 EEL-USP (inscrições abertas)

Palestra – “- Ensino a distância: limites, possibilidades e perspectivas” - Profª Drª Denise Pereira de Alcântara Ferraz (UNIFEI-MG). Data: 15/10 às 8h00 e Local: Auditório área 2 EEL-USP (inscrições abertas)

Palestra – “A aula operatória: um desafio para professores e alunos” - Prof. Dr. Paulo Afonso Ronca (Instituto Esplan). Data: 16/10 às 8h00 e Local: Auditório área 2 EEL-USP (inscrições abertas)

O encerramento do I SEC será no dia 17 de outubro ás 14h00 no Auditório da área 2 da EEL USP com uma mesa redonda sobre “Novas Metodologias para o Ensino de Ciências” tendo como convidadas: Profª. Drª. Valéria da Silva Vieira (IFRJ); Profª. Drª. Mariana Aranha Moreira José (UNITAU); Profª. Drª. Maria Auxiliadora M. Barreto (EEL-USP)