Pular para o conteúdo principal

Trabalho da EEL é premiado no Congresso Brasileiro de Cerâmica

O trabalho Síntese de nanopartículas de espinélio de magnésio e alumínio apresentado pelo aluno de doutorado de Engenharia de Materiais (PPGEM) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Pedro Henrique Lopes Nunes Abreu dos Santos, recebeu o prêmio de 3º melhor trabalho no 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC) ocorrido entre os dias 12 e 15 de junho em Florianópolis – SC.

 

Neste artigo foi apresentado o trabalho realizado para sintetizar e caracterizar nanopartículas de espinélio MgO.Al2O3 a partir de sais precursores, utilizando o processo poliol.   O processo é relativamente novo, com poucas publicações para o referido material. “Os resultados apresentados são animadores para uma produção do referido espinélio em escalas maiores. Tudo isso foi levado em consideração para o julgamento e classificação para a premiação no congresso". Conta o Prof. Sebastião Ribeiro, orientador da pesquisa.

 

O espinélio tem excelentes propriedades mecânicas, termomecânicas, ópticas, dielétricas, elevada resistência ao ataque químico, etc. Ele pode ser aplicado em: componentes eletrônicos, catalisadores, sensores de umidade, suporte de catalisadores, catalisadores, refratários, pigmentos inorgânicos, cerâmicas transparentes, etc.

                                                     

O 67º CBR reuniu especialistas de instituições de ensino, de pesquisa e de indústrias da área de cerâmica.  Representaram a EEL no Congresso; o Prof. Sebastião Ribeiro (Professor Orientador do aluno premiado), Pedro Henrique Lopes Nunes Abreu dos Santos (autor do trabalho premiado), Gabriela Machado Guimarães Ferreira (aluna de doutorado do PPGEM), Tábata Luciane Garcia dos Santos (aluna de Iniciação Científica-PUB e da graduação em Engenharia Física - EEL) e ao aluno de graduação em Engenharia Física (EEL) Wilian Henrique Oliveira de Souza.

 

O Congresso Brasileiro de Cerâmica é o evento mais importante da área no Brasil e um dos maiores no âmbito internacional.

Espinélio. Foto: Autores da pesquisa

Foto: Espinélio: Imagem cedida pelo Prof. Sebastião Ribeiro