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Processo de seleção para estudante-educador do curso de Licenciatura em Ciências semi-presencial.

O processo de seleção para estudante-educador do curso de Licenciatura em Ciências semi-presencial está aberto. O selecionado contará com bolsa Santander Universidades.

O Professor Oswaldo Cobra estará sala da secretaria do curso , andar superior do prédio do Cotel, na sexta das 15:00-17:00, dia 15/01 para uma primeira conversa.

Qualquer dúvida entrar em contato com o Prof. Oswaldo Cobra

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EDITAL

POLO DE LORENA - ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP

EDITAL PRG/Santander Universidades/3: Bolsas Educação (2015/2016) - Polo de Lorena

1. Coordenação e vice-coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Oswaldo Luiz Cobra Guimarães, da EEL, atual Diretor do Polo de Lorena.

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Rodrigues de Holanda, da EEL.

2. Objetivo
A presente proposta objetiva organizar a equipe de educadores e tutores do Polo Lorena do curso semipresencial Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo (CLC).

3. Necessidade da Equipe Polo Lorena e obrigações dos bolsistas

O Polo Lorena do curso semipresencial necessita de bolsistas-tutores e bolsistas-educadores. O bolsista-tutor é caracterizado pela figura acadêmica de aluno cursando as disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências ou de áreas afins. O bolsista-educador é caracterizado pela figura de aluno de pós-graduação de mestrado ou doutorado de cursos ministrados pela Universidade de São Paulo.

3.1 Obrigações: O bolsista-tutor atuará nas atividades online do ambiente virtual de aprendizagem e prestar acompanhamento virtual aos alunos, sob a forma de plantões virtuais de reforço marcadas em cronograma sob tutela do coordenador do curso que acompanhará o desenvolvimento das atividades virtuais. O bolsista-tutor deverá submeter ao coordenador um relatório mensal das atividades desenvolvidas. Além das aulas virtuais de reforço, o bolsista-tutor deverá acompanhar e responder aos questionamentos do Fórum do ambiente de ensino virtual AVA do curso de Licenciaturas em Ciências da USP. Cabe ao bolsista-tutor o lançamento de notas das atividades virtuais propostas no curso.

O bolsista-educador acompanhará as aulas a serem ministradas por vídeo conferência auxiliando nas atividades presenciais designadas pela coordenação do Polo Lorena. O bolsista-educador prestará auxílio nas atividades práticas ou de Laboratório. Também deverá submeter à coordenação do Polo Lorena relatório de atividades desenvolvidas mensalmente.

4. Proposta de equipe:

As atividades do AVA e as presenciais referem-se às diversas disciplinas do CLC, distribuídas nos seguintes blocos:

Bloco A: Fundamentos de Matemática I, Dinâmica do Movimento dos Corpos, Estrutura da Matéria, Luz e Ondas Magnéticas, Céu aparente, Sistema Solar, Exoplanetas, Estrelas, Galáxia, Cosmologia; Evolução de Ciências I; Laboratório didático I.

Bloco B: Meteorologia; Geofísica; Geologia; Eletromagnetismo; Química; Evolução das Ciências II; Laboratório Didático II; Fundamentos de Matemática II; Enquete sobre Percepção de C&T e Letramento Digital: PLC 2015.

Bloco C: Diversidade e Evolução de vertebrados; História na Terra e distribuição atual de vida nos planetas; Diversidade Biológica e Filogenia; Diversidade e Evolução de Fungos e Animais Invertebrados; Introdução aos Estudos de Educação I; Introdução aos Fundamentos de Estatística; O ser humano e meio ambiente; Reprodução, Sistema Genital; Introdução aos Estudos da Educação em Ciências; Integração e Controle; Genética e Bioestatística; Locomoção, alimentação e Nutrição; Circulação e Excreção; Política e Organização da Educação Brasileira;

Bloco D: Principais doenças infecciosas e parasitárias e seus condicionantes em populações humanas; Intervenção humana sobre o meio ambiente e suas consequências; Métodos Estatísticos; Sociedade, Cultura e Meio Ambiente; Educação em Ciências; Didática.

Bloco E: Energia, Ciência Aplicada e Sociedade; Produção e destinos de resíduos urbanos; Ciência Aplicada e Tecnologia; Educação Especial e Libras na Educação Inclusiva; Ensino de Ciências II e Psicologia da Educação. Nas atividades Ensino de Ciências II e Psicologia da Educação, a atividade estará ligada apenas à correção de atividades virtuais e lançamento de notas; Trabalho de graduação em Licenciatura em Ciências; Projeto de Ensino de Ciência I; Fundamentos Teóricos Metodológicos para Ensino de Ciências; Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências; Atividades Acadêmico Científicas- Culturais

Bloco F: Trabalho de Graduação em Licenciatura em Ciências II; Projeto de Ensino de Ciências II; Diversidade nas Prescrições Curriculares para Educação básica pós LDB 9394/96; Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências II; Atividades Acadêmico – Científico Culturais II.

Para garantir o apoio necessário ao bom desenvolvimento das atividades do CLC no polo de Lorena, precisamos de 4 bolsistas-tutores e 5 bolsistas-educadores.

Os bolsistas-tutores estarão ligados às atividades do AVA da seguinte forma:

a) Bolsista-tutor I- atuará nas disciplinas dos Blocos A, B,C

b) Bolsistas-tutores II e III- atuarão nas disciplinas dos Blocos B,C,D

c) Bolsista-tutor III - atuará nas disciplinas dos Blocos D,E,F

d) Bolsista-tutor IV - atuará nas disciplinas dos Blocos A, E,F

Os bolsistas-educadores estarão ligados às atividades presenciais da seguinte forma:

e) Bolsista-educador I - atuará nas disciplinas dos Blocos A, B, C.

f) Bolsista-educador II – atuará nas disciplinas dos Blocos C, D e E.

g) Bolsistas-educadores III e IV - atuarão nas disciplinas dos Blocos A, D, E.

h) Bolsista-educador V- atuará no auxílio às disciplinas dos Blocos B,E,F.

Os bolsistas-educadores e bolsistas-tutores serão supervisionados pelo coordenador e vice coordenador desta proposta, que poderão contar com a ajuda de docentes colaboradores do CLC para atividades em áreas específicas, como biológicas e educacionais. Os bolsistas serão também avaliados por relatórios de atividades mensais.

5. Seleção dos candidatos:

A seleção dos candidatos a bolsista-educador e bolsista-tutor será efetuada pelo coordenador e vice coordenador, respeitando as exigências previstas no EDITAL PRG/Santander Universidades/3: Bolsas Educação (2015/2016) e observando os perfis dos candidatos que se adéquam à divisão de tarefas discutidas no item anterior.

6. Cronograma de execução (12) meses.

a) Treinamento dos bolsistas (meses 1 e 2)

b) Execução das atividades do item 4 (meses 1 a 12)

c) Relatórios Mensais (meses de 1 a 12)

d) Escrita de Relatório das atividades desenvolvidas (mês 12)

7- O valor da bolsa é de hum mil e quatrocentos reais, pagas mensalmente durante 12 meses.

9- Os interessados deverão inicialmente entrar em contato com Prof. Oswaldo pelo email oswaldocobra@debas.eel.usp.br conforme datas publicadas no edital.