EEL participa da Reunião dos Dirigentes da USP. Diretor falou sobre a Unidade, seus avanços e dificuldades.

No dia 30 de maio, aconteceu a Reunião dos Dirigentes da USP na Sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria da USP. Participaram também o Diretor da EEL, Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, o Vice-diretor, Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior e o Prefeito do Campus de Lorena , Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos.

Na ocasião o Diretor da EEL fez uma apresentação oral para a plenária e a Reitoria das principais dificuldades e limitações da EEL. Na apresentação, o Diretor da EEL, Prof. Silvio iniciou com uma breve apresentação da Escola, destacando os cursos, as pesquisas, a extensão, o quadro pessoal e a gestão administrativa. Também, foi destacado as 5 principais demandas emergentes da EEL relacionadas a Graduação, Pós-graduação e Pesquisa, Cultura e Extensão, Gestão da EEL e da PUSP-L, solicitando o apoio da Reitoria, principalmente para as questões:

1.  Deficiência de vagas no quadro de docentes/servidores técnico-administrativos, reforçando a necessidade de concessão de claros previstos na abertura dos cursos novos em 2011 (Eng. Ambiental / Física /Produção) e a concessão de claros para reposição.
  2. Deficiência de Infraestrutura e espaço físico para laboratórios de pesquisa, principalmente para atender aos novos docentes. Foi solicitado apoio da Reitoria para concessão de verbas para investimentos estruturantes visando à melhoria da infraestrutura de pesquisa dos departamentos que apresentam deficiências.
  3. Apoio da Reitoria na criação do Habitat do USP Inovação na EEL, para maior transferência de tecnologia e de resultados das pesquisas para o setor produtivo, uma vez que a Escola desenvolve muitas pesquisas inovadoras e de ponta.
  4. Revisão dos mecanismos de valorização de iniciativas de Cultura e Extensão nos sistemas de avaliação docente (progressão, CERT, concursos), atendendo à indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade.
  5. Necessidade de melhorar a infraestrutura geral da Unidade que ainda é insuficiente para o atendimento pleno das atividades-fim.

Também nessa reunião, o Diretor Prof. Silvio apresentou os avanços obtidos na EEL e PUSP – L  nos últimos meses dessa gestão, como por exemplo:

1. Remoção de 9,3 toneladas de Resíduos Químicos estocados, há anos na EEL, em condições de risco, com a destinação final realizada de forma ambientalmente adequada (correspondente a 37% do passivo da EEL). Finalização das tratativas para remoção de mais 14 toneladas de resíduos restantes. Atividade realizada com apoio da SGA/USP e PUSP- Lorena.
  2. Obtenção do primeiro AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) da história da EEL, referente a 2.145 m² de área, com validade até 10/12/2024.
  3. Reforma dos Laboratórios de Graduação e obras de finalização do novo anfiteatro, com mobiliário, sonorização, multimídia, internet e iluminação.
  4. Reforma dos sistemas elétricos dos prédios da Graduação da Área II (12 salas de aula e 12 laboratórios).
  5. Realocação de todos os espaços das entidades estudantis para o Centro de Vivência da EEL.
  6. Criação do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) e do grupo de Gestão da Informação de Projetos (GIP) da EEL-USP.
  7. Criação e Implantação da Central Multiusuário da EEL (CMEEL), com Comissão de Usuários e um Comitê Gestor.
  8. Reorganização administrativa da Unidade.
  9. Criação da Comissão de Inovação em Educação (CIE)
  10. Adesão da EEL à iniciativa CDIO, concebida pelo MIT (EUA), para formar engenheiros preparados com conhecimento, habilidades e atitudes inovadoras voltadas aos desafios do século XXI.

A Diretoria da EEL reconhece e é grata a toda comunidade pelos esforços para que a Unidade supere suas limitações e alcance a sua excelência em todas as áreas.

As reuniões de dirigentes da USP devem ser realizadas a cada quatro meses para fazer um balanço das atividades realizadas pelos órgãos da Administração Central e contribuir para melhor definição de rumos a serem tomados.