Pular para o conteúdo principal

EEL na busca por supercondutividade em condições ambientes. Artigo foi publicado na Nature

Por Simone Colombo

 

Com propriedades importantes para computação quântica, aplicações médicas, geração de energia,  etc., a descoberta desse tipo de supercondutor revolucionaria a tecnologia moderna

 

Clique na imagem para ampliar.

 

Os supercondutores conduzem corrente elétrica  sem resistência nenhuma. Com isso, seria possível eliminar muitas perdas de energia na transmissão de energia elétrica. Outra coisa é que os supercondutores têm outras propriedades importantes para computação quântica, aplicações médicas, geração de energia, entre muitas outras. Mas hoje só se conhecem supercondutores em temperaturas baixas e pressões altas, então boa parte das aplicações ainda é muito cara e muitas vezes até inviável economicamente. Um supercondutor em temperatura e pressão ambientes revolucionaria toda a tecnologia moderna.

 

Recentemente, um grupo experimental anunciou a descoberta de um material supercondutor em temperatura ambiente e pressão próxima à ambiente (Dasenbrock-Gammon, N. et al. Evidence of near-ambient superconductivity in a N-doped lutetium hydride. Nature 615, 244–250 2023) em um composto do sistema Lu-N-H (lutécio-nitrogênio-hidrogênio). 

 

Após a publicação dos autores, no entanto, outros grupos experimentais tentaram, sem sucesso, reproduzir os resultados. Simultaneamente, grupos teóricos e computacionais começaram a investigar a possibilidade de existência de supercondutividade em temperatura ambiente e baixas pressões nesse sistema. Entre eles, um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP em cooperação com grupos computacionais de ponta da Áustria (Graz), Itália (Roma) e Grã-Bretanha (Cambridge). 

 

logo grupoO primeiro autor da pesquisa é o aluno de doutorado do PPGEM da EEL, Pedro Pires Ferreira, orientado pelo Professor Luiz Tadeu Fernandes Eleno (EEL). Pedro, bolsista da FAPESP, fez um Estágio e Pesquisa no Exterior (BEPE), também pela FAPESP, e ficou um ano na Universidade Técnica de Graz (TU-Graz), na Áustria, sob a co-supervisão do Prof. Christoph Heil para desenvolver esse trabalho. 

 

Foram investigados o comportamento supercondutor de mais de 200 mil diferentes estruturas, espalhadas por todo o sistema Lu-N-H. Os cálculos foram feitos usando as mais avançadas técnicas computacionais dentro da Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory, DFT), algoritmos evolutivos, técnicas de machine learning e teorias efetivas em supercondutividade. “Nossos cálculos fornecem a análise mais abrangente e completa até o momento, e mereceu a publicação na renomada revista científica Nature Communications”, conta o Prof. Luiz Eleno. “centenas de milhares de horas de cálculo foram necessárias para a obtenção dos resultados realizados em supercomputadores austríacos e britânicos. O nível de detalhamento e sofisticação das técnicas utilizadas é incrivelmente intricado - apenas uma colaboração internacional como a realizada daria conta de todos os detalhes”, relata. 

De todos os compostos analisados, nenhum apresenta, sequer remotamente, a menor possibilidade de ser um material supercondutor próximo à temperatura ambiente. “Com isso, a possibilidade de existência de um composto como o reportado experimentalmente foi descartada. Assim, a temporada de caça ao primeiro supercondutor em temperatura e pressão ambientes, que já acontece há quase um século, ainda está aberta”, diz o pesquisador. 

 

Por outro lado, as estratégias de cálculo, que foram combinadas e usadas pela primeira vez, abrem portas para sua utilização de maneira mais sistematizada em outros sistemas de interesse – inclusive para a busca de potenciais candidatos para a caçada. Assim, o Prof. Luiz Eleno e os demais pesquisadores esperam ter contribuído para acelerar o processo de descoberta do material que possivelmente revolucionará a tecnologia e a sociedade do século XXI.

 

O artigo também foi selecionado pela Nature como Editor's highlight onde são destacados os trabalhos mais interessantes publicados na área de física da matéria condensada.