Diretores da EEL participam de evento inaugural de projeto em parceria com a BASF

Os diretores da EEL, prof. Dr. Sílvio Silvério da Silva e Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, participaram no dia 5 de maio de 2021 de um evento online organizado pelo Complexo Químico da BASF de Guaratinguetá. A atividade marcou o início oficial para o ano de 2021 dos trabalhos dos alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no Projeto GEAR, coordenado pela Empresa.

Na BASF, o Projeto GEAR objetiva integrar a empresa à sociedade através da interação com instituições de ensino visando complementar a formação dos seus alunos, bem como atrair talentos para a empresa, na forma de participação em projetos reais conduzidos na companhia.

Participaram do evento a Vice-Presidente de People Services e Recursos Humanos da BASF, Sr.ª Luciana Amaro, o Diretor Industrial do complexo Químico da BASF em Guaratinguetá, Sr. Patrick Marcelino da Silva, o Reitor da UNIFEI, Prof. Dr. Edson Bortoni, além de outros convidados da empresa e das universidades.

Na EEL, esta integração entre Universidade e empresas tem sido feita, entre outras iniciativas, por meio da disciplina Projetos Especiais em Engenharia coordenada pelo prof. Dr. Domingos Sávio Giordani desde 2015 e já contava com parcerias com a Johnson & Johnson e a Bayer. Em 2021 a EEL terá mais duas novas colaborações, com a BASF e MSD.

Como um dos pilares da Universidade, juntamente com a Pesquisa e a Extensão, a EEL procura estar também na vanguarda do Ensino, propiciando aos seus alunos as melhores oportunidades de formação profissional.

“Trata-se de um complemento importante na formação dos nossos alunos que, vivenciando situações reais em seus projetos, adquirem novos conhecimentos técnicos e aprendem com as dificuldades encontradas no dia a dia, tendo a oportunidade de desenvolver habilidades que só podem ser adquiridas na prática, as famosas softskills, tais como resiliência, comunicação eficaz, gerenciamento do tempo e trabalho em equipe”. Diz o coordenador da disciplina envolvida no projeto, Prof. Domingos Giordani.