Pular para o conteúdo principal

Demar comemora 45 anos do Projeto Nióbio, 35 anos do PPGEM e 25 anos do curso de graduação de Engenharia de Materiais.

Por Simone Colombo

 

No dia 08 de agosto uma cerimônia solene marcou importantes datas da história do Departamento.

 

Em agosto, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP celebrou 45 anos da implantação do Projeto Nióbio, 35 anos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) e 25 anos do curso de graduação de Engenharia de Materiais.

 

No dia 08 de agosto, em um auditório lotado, que há muito não se via na EEL, a celebração foi marcada por declarações, depoimentos e olhares de cumplicidade. Profa. Rosa Ana Conte contou aos presentes a história do Projeto Nióbio, semente precursora do DEMAR. Semente essa, que trouxe positivas particularidades e expressivas contribuições para expansão das pesquisas realizadas na área de ciência de materiais no Brasil.

 

A cerimônia teve início com um vídeo enviado pelo Prof. Silvio Silvério da Silva, Diretor da EEL, que em viagem a trabalho, não pode comparecer, mas fez questão de cumprimentar o Departamento pela importante data.  Presencialmente, o Prof. Durval Rodrigues Junior, Vice-diretor da EEL, abriu as atividades e fez um breve histórico sobre o Departamento e sua importância na Instituição. Quem conduziu a cerimônia foi a Profa. Rosa Conte, organizadora do evento.

Diretor e Vice

Projeto Nióbio - Emocionada, a professora Rosa Ana Conte narrou histórias de luta, determinação e dedicação. “O começo em Lorena foi muito bom. As expectativas eram muitas e a vontade de realizar algo inédito e significativo para o País era estimulante”, conta a professora, que veio para Lorena no primeiro dia de agosto de 1978.  A professora Rosa Conte comenta que não havia limites para o empenho no trabalho e que as dificuldades eram encaradas como desafios a serem vencidos, e não como problemas. E enfatiza: “Não havia lugar para interesses profissionais individuais. Até mesmo os interesses pessoais de cada um ficavam em segundo plano”.

Profa. Rosa Conte. Comemorações 08_08_2023

Na década de 1980, os maiores especialistas na área de metais especiais formavam, com os pesquisadores do Projeto Nióbio, uma rede de ciência e tecnologia com a participação de expressivas instituições do País e do Exterior. Com o passar do tempo, os pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais se aprofundam em pesquisas sobre aplicações dos metais especiais e suas ligas, sobre, entre outras, supercondutividade metálica e de alta temperatura, constituição e diagramas de fases e caracterização química e microestrutural desses materiais.

 

Pós-graduação – Em 1988, preocupados em preparar pessoas qualificadas que prosseguissem com linhas de pesquisa na área de Engenharia de Materiais, criou-se o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, em nível de mestrado e de doutorado.

Predio_graduacao

Graduação - Somente dez anos depois da criação do PPGEM, 1998, é que nasceu o curso de graduação em Engenharia de Materiais. Sua primeira turma se formou em 2003. Pouco tempo depois, em 2006, como reflexo da qualidade dos profissionais reunidos no departamento, o curso recebeu a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho (ENADE), a avaliação anual que, na época, era aplicada pelo governo federal aos cursos de ensino superior. Um de seus alunos, Douglas Luciano da Silva Oliveira, alcançou a maior nota individual do País nesse exame.  Naquele mesmo ano, o DEMAR passou a fazer parte da maior universidade do Brasil, com a encampação da FAENQUIL pela USP.

 

Durante a cerimônia comemorativa ex-alunos contaram suas experiências profissionais aos participantes. Sendo eles: Dra. Ana Paula Luz - Mestre pelo PPGEM - Professora Adjunta do DEMa/UFSCar;  Edmilson Ricelli dos Passos – Graduado na Engenharia de Materiais, Gerente de Produção e P&D da Saint Gobain; Dr. Kahl D. Zilnyk – Doutor pelo PPGEM - Chefe do Departamento de Materiais e Processos de Fabricação do ITA e a MSc. Cátia Gisele Pinto – Graduada na Engenharia de Materiais e mestre pelo PPGEM Senior Technical Manager da Novelis.

ex_alunos

Na oportunidade, foram homenageados pesquisadores e servidores que participaram do Projeto Nióbio e lembradas à criação do curso de graduação em Engenharia Física, em 2012 e, em 2013, do programa de pós-graduação em Projetos Educacionais de Ciências.

 

Homenagem Póstuma: Prof. Daltro Garcia Pinatti

 

O professor Daltro Garcia Pinatti foi o cientista brasileiro que viabilizou as pesquisas sobre nióbio e outros metais especiais no Brasil sendo mentor da inovação tecnológica brasileira: o beneficiamento do Nióbio desenvolvido em Lorena.  Falecido em 2021, vítima de um acidente doméstico, foi o principal homenageado da cerimônia.

Prof. Pinatti

Pinatti era uma pessoa singular, irreverente e visionário. Um idealista sem precedentes, seus feitos científicos e histórias foram lembradas entre sorrisos e lágrimas.  Foram dezenas de depoimentos emocionados e divertidos vindo de familiares, amigos e de seus companheiros de jornada.

 

“Um gênio, sem dúvida alguma”. Diz a Professora Rosa Conte. Para ela, a letra da música My Way, de Frank Sinatra define bem a trajetória de Pìnatti, que diz mais ou menos assim: “O que é um homem senão sua obra? Se nada fez, o que tem pra contar? Que diz aquilo que sente/ Muito além do que as palavras querem dizer/ E todo mundo sabe o duro que eu dei/ E fiz tudo à minha maneira”.

 

A filha do Prof. Pinatti, Karen Marcomini Pinatti Ktisti e sua irmã Deise Aparecida Pinatti Marsiglia compareceram à cerimônia. Sua outra filha, Valéria Marcomini Pinatti Pinto, enviou uma mensagem. “A vida do meu pai era essa Instituição. Vocês eram a família dele!” Declarou Karen, comovendo a todos. 

Deise_Rosa_Karen

Em 2008, o prédio principal do Departamento ganhou um nome: “Daltro Garcia Pinatti: cientista, empreendedor e criador do Projeto Nióbio”. 

 

A história do Prof. Pinatti se encerrou em 2021, mas seu legado e espírito de superação, não. Ao final do evento, o cair da noite inviabiliza uma foto em frente ao prédio que leva seu nome.  Então, o aluno de Engenharia Física Lucas Takei disse: - Depois de ouvir tudo que ouvi do Pinatti, eu não posso deixar de tentar fazer essa foto!  Rapidamente pegou o seu carro e o posicionou em frente ao prédio jogando o farol para iluminar o local!  E essa é a história dessa foto. E esse é um dos fortes legados deixados pelo Prof. Pinatti: não desistir no primeiro obstáculo.

Foto_final_evento

Lucas Takei à direita da foto (óculos).

Fotos: Simone Colombo