De 17 a 21 de outubro a EEL realiza a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia

De 17 a 21 de outubro a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP realiza a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e visa, pelo intermédio de renomadas instituições do país, levar à população brasileira, a ciência e a tecnologia, por meio de uma linguagem lúdica.

Na EEL a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia engloba as seguintes atividades: a 6ª Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas de Lorena (OCLEP), a 10ª Olimpíada de Física de Lorena (OFL), o 3º Simpósio de Ensino de Ciências e a 5ª Mostra de Ciências.

A Semana de Ciência e Tecnologia da EEL tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Lorena e do Centro Universitário Teresa D'Ávila (Unifatea).

A abertura da 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da EEL será dia 17 de outubro às 19 horas no Teatro Teresa D’Ávila da Unifatea com a apresentação especial do "Show de Ciências" realizado pelos alunos da EEL. A novidade deste ano é que o “Show de Ciências” irá apresentar-se em um novo formato, pois teve a intervenção do conceituado dramaturgo e diretor de teatro, Caio de Andrade.

As Olimpíadas de Física e Ciências promovidas na Semana de Ciência e Tecnologia visam estimular uma melhoria do Ensino na região e aproximar a universidade das escolas da cidade, além de despertar o interesse dos estudantes pelas áreas envolvidas. A Olimpíada de Física de Lorena (OFL) é destinada aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade de Lorena e incide na aplicação de uma prova teórica. A Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas (OCLEP) é voltada aos alunos do Ensino Fundamental da rede pública (municipal e estadual) e é composta pela aplicação de prova prática e teórica. Em ambas, os alunos com melhor desempenho serão premiados. As Olimpíadas acontecerão no dia 18 de outubro na Unifatea.

O Simpósio de Ensino de Ciências tem o intuito de estreitar relações entre professores da educação básica e do ensino médio e pesquisadores da Universidade em torno de novas metodologias do ensino de ciências. Este Simpósio está ligado ao Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais da EEL. Em sua 3ª edição o Simpósio de Ensino de Ciências acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro. O início de suas atividades ocorrerá no dia 18/10, no Auditório da Área II da EEL, às 14 horas com a palestra magna com o Prof. Dr. José Manuel Moran (ECA-USP) com o título "Como ensinar em um mundo conectado". A programação do Simpósio prevê ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos e oficinas.

A Mostra de Ciências consiste na exposição de experimentos demonstrativos e interativos e o Show de Ciências. Preparados pelos professores e alunos da EEL, as atividades da Mostra acontecem no “Espaço Com Ciências” no salão da Escola Municipal Santa Edwiges que é um local permanente de propagação da ciência. O “Espaço Com Ciências” é fruto de um projeto desenvolvido pela EEL em parceria com a Secretaria de Educação Municipal/Prefeitura de Lorena que visa difundir o ensino lúdico de ciências para toda região do Vale do Paraíba. A Mostra de Ciências terá início no dia 18 e seguirá até dia 21 de outubro e espera receber cerca de mil estudantes de diferentes escolas da região.

Com todas estas atividades a EEL pretende levar a ciência e a tecnologia para o universo de milhares de pessoas da cidade de Lorena e região e despertar nelas o interesse pela área.

A programação completa e informações referentes às inscrições nas atividades da 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da EEL estão no site do evento: http://www.sct.eel.usp.br/home