A Coordenadora do EGIDA apresenta os caminhos para aprimorar os indicadores da Universidade

O EGIDA – Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico é um órgão da Universidade de São Paulo que dá suporte para a administração da USP analisar caminhos a serem seguidos para melhorias na Universidade a partir de dados e indicadores em geral.  Para falar sobre a atuação do EGIDA esteve na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, no dia 23 de agosto, a Profa. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes, Coordenadora do EGIDA.

A Profa. Fátima Nunes contou aos presentes a história da fundação da Universidade de São Paulo e os possíveis caminhos que levaram a USP a ser hoje a Universidade brasileira mais bem avaliada em todos os rankings internacionais e a única brasileira entre as 100 melhores do mundo.

Com 42 unidades em 9 cidades do Estado de São Paulo e cerca de 90 mil alunos, a reputação da USP diante da sociedade deve se manter de forma positiva por meio de inúmeras ações, seja pela ampliação de suas pesquisas, inserção social ou atuação direta junto às comunidades onde a USP está inserida.

Para apresentar suas propostas à comunidade, o EGIDA analisa e cruza os dados do anuário estatístico da USP, os indicadores sociais, os rankings, o desempenho, portal da transparência para buscar pontos onde a USP pode melhorar sua atuação. “Apoiar a gestão universitária em relação ao aprimoramento da qualidade acadêmica e ao diálogo com a sociedade, definindo estratégias e indicadores a partir de coleta, análise, processamento e uso ético de dados” é a Missão do EGIDA. E é dessa forma que o Escritório propõe caminhos para que a USP amplie seu impacto junto à sociedade.

Outros pontos abordados em sua apresentação na EEL foi o peso do intercâmbio internacional com universidades bem ranqueadas, a atuação das entidades estudantis junto à comunidade e melhoria na transparência de dados.

Um ponto a ser estudado com mais afinco pelo EGIDA é a evasão escolar, que mesmo com a ampliação de bolsas aos alunos ingressantes se mantém relativamente alto na Universidade.

A Profa. Fátima Nunes veio à EEL a convite do “Fala EEL” do projeto “Compartilhando Conhecimento” , coordenado pela Profa. Eliane C. Pedrozo.