Alunos da EEL/USP vencem concurso de vídeo em Franca

Os alunos de Engenharia Industrial Química da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Diogo Corrêa e Lucas Zardini fizeram um vídeo para disciplina de Gestão de Negócios ministrada pelo Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva e acabaram vencedores de um concurso da Universidade de Franca.

Tudo aconteceu com a proposta do Prof. Humberto Felipe que provocou uma competição entre a turma que faz a sua disciplina. “Tenho trabalhado com métodos ativos na disciplina Gestão de Negócios. A finalidade de solicitar aos alunos a criação de um vídeo foi o de estimulá-los a desenvolverem uma visão crítica dos sistemas de gestão” conta o Professor. A proposta feita aos alunos foi a criação de um vídeo que falasse dos modos de produção, desde o Taylorismo, passando ao Fordismo, e chegando ao Toyotismo.

Para estimular o espírito competitivo entre os discentes, o professor prometeu que o vídeo que fosse mais acessado ganharia um jantar em uma badalada lanchonete da cidade.

A dupla Zardini e Correa decidiram criar um vídeo e através dele tentam mostrar de maneira abstrata o impacto que a industrialização tem na vida das pessoas. A ideia central do vídeo veio do desejo de realizar algo diferente que fugisse do lugar comum”. Diz Zardini.

Corrêa afirma que eles queriam mostrar que esse tão famigerado advento da modernidade da produção, que se julga um grande avanço, resultou, em longo prazo, tanto em aspectos negativos quanto em aspectos positivos. “É um aspecto negativo é que talvez nem todos compreendam bem a ideia do vídeo. Mas é sempre válida uma reflexão”. Salienta.

O vídeo teve quase 700 visualizações. Os estudantes receberam a sugestão de que inscrevessem o trabalho em um concurso de vídeos. E foi desta maneira que o vídeo feito pelos alunos da EEL foi parar na “Mostra Universitária de Vídeos, da Universidade de Franca”, interior de São Paulo, entre os dias 22 e 23 de outubro.

O trabalho feito pelos estudantes de Engenharia Química da EEL acabou conquistando o primeiro lugar na categoria “Animação Longa” competindo com diversos trabalhos de estudantes da área de comunicação.

“Fizemos a inscrição sem nenhuma pretensão! Afinal estávamos concorrendo contra alunos dos cursos de Design Gráfico e outros que estudam produção de animações. Foi uma imensa surpresa quando fomos convidados para receber o prêmio!” Afirma Zardini.

Da experiência Zardini tira uma lição “É importante sempre estar atento às oportunidades que surgem. Pode ser que inesperadamente você esbarre em uma que pode ser bastante interessante. Se você sempre fizer o seu melhor, estará preparado quanto uma delas aparecer.”

O aluno Diogo Corrêa fez a animação e Lucas Zardini escolheu a Trilha Sonora. O vídeo está disponível no youtube no endereço: