Aluno de IC da EEL recebe menção Honrosa em Simpósio do INPE

O aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Pedro Pires Ferreira, foi agraciado com menção honrosa no Simpósio de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (SICINPE) 2016, que ocorreu no dia 27 de julho com o trabalho "Estudo da interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre".

No estudo é investigada a interação entre o vento solar e a magnetosfera, que ocorre essencialmente por meio de campos magnéticos e plasmas e pode influenciar o desempenho e a confiabilidade de sistemas tecnológicos no espaço e na Terra. Nesse trabalho, a interação Sol-Terra, bem como a formação de tubos de fluxo magnético, tem sido estudada utilizando simulação computacional.

Pedro é aluno de Engenharia Física da EEL/USP com bolsa PIBIC/CNPq pelo INPE e foi orientado pela professora Dra. Flavia Reis Cardoso, do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (DEBAS/EEL) e o pesquisador Dr. Luis Eduardo Antunes Vieira do INPE.

Foram inscritos no Simpósio 105 trabalhos. Apenas 5 deles foram premiados.

Na foto o aluno Pedro e a Profa. Dra. Flávia