Seminário: As ondas gravitacionais e as implicações de sua descoberta

No dia 12/4 às 12h30, acontece o primeiro seminário do ano dos "Mamutes na Ciência" com o Prof. Dr. César Lenzi do ITA, onde ele fala sobre "As ondas gravitacionais e as implicações de sua descoberta".

As ondas gravitacionais são perturbações que ocorrem na malha espaço-temporal de nosso Universo, tendo sua origem em grandes catástrofes cosmológicas . A existência deste tipo de radiação foi prevista por Albert Einstein no ano de 1915, porém a confirmação de sua existência ocorreu 100 anos mais tarde. As implicações desta descoberta são tamanhas que o prêmio Nobel de Física do ano de 2017 foi para 3 cientistas que fizeram frente a um enorme grupo de pesquisadores que participaram da primeira detecção de ondas gravitacionais. Nesta palestra discutiremos todas as implicações desta nova forma de se observar o Universo.

Este encontro faz parte da série de colóquios “Mamutes na Ciência” organizada por docentes do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena da USP.  O objetivo é apresentar temas da pesquisa científica de uma forma acessível e coloquial, discutindo seus métodos, resultados e aplicações.

Os Seminários são desenvolvidos especialmente para todos os estudantes da EEL, mas é aberto a qualquer pessoa.

De

até