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Vice-Diretor da EEL toma posse e destaca a importância da união e da preservação da Memória da EEL.

VICE-DIRETOR DA EEL/USP TOMA POSSE E DESTACA A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO E DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Aconteceu no dia 30 de abril, na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, a cerimônia Oficial de Posse do Vice-Diretor da Unidade, o Professor Doutor Carlos Alberto Moreira dos Santos. O Prof. Dr. Carlos Alberto foi conduzido até a mesa do cerimonial pelo Professor Antônio Clélio Ribeiro, o docente mais antigo da Instituição e um dos ex-Diretores da Casa.

O Prof. Dr. Carlos Alberto iniciou seu discurso de posse agradecendo aos familiares, amigos e companheiros de trabalho. Ressaltou que jamais se esquecerá de suas raízes profissionais. O Vice- Diretor, que foi aluno da Instituição, enquanto FAENQUIL (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) declarou-se muito satisfeito com sua história “Sinto orgulho de ser um ex-aluno desta Casa, ter feito minha carreira aqui, ter defendido entusiasticamente a passagem de nossa Unidade para a USP, que, todos sabemos, não deve nada a nenhuma outra unidade da USP, e de hoje me tornar um dos Diretores desta universidade.”

Para preservar o passado o professor Carlos Alberto sugeriu a institucionalização de uma Associação de Ex Alunos da EEL que seria inicialmente composta por ex-alunos, que hoje, são docentes na EEL. Para ele a existência dessa Associação resguardará o respeito por aqueles que construíram a história da Escola e proverá um fundo financeiro nos moldes de grandes Instituições de Ensino Superior existente em outras áreas estrangeiras. Na sequência do seu pronunciamento, o Vice-Diretor revelou-se bastante preocupado em promover a união entre os dois grupos de servidores que convivem na EEL: os oriundos da FAENQUIL e os que já se encontram contratados como servidores da USP. O Vice-Diretor revela que qualquer tipo de divisão entre os servidores atrapalha e desmotiva o desenvolvimento pleno da Instituição e que ele procurará trabalhar para que isso não ocorra. Encerrando seu discurso mostrou-se grato à comunidade pela confiança e, em especial, aos professores titulares. “Agradeço e espero atender às expectativas de todos” e completou “Pretendo contribuir decisivamente para que a EEL faça uma administração mais focada nas atividades-fim.” O professor Carlos Alberto reafirma que pretende dar continuidade, e em sintonia com o Diretor da EEL, ao projeto de ampliação da unidade de Lorena e finalizar o processo de institucionalização da EEL à USP da melhor forma possível. Para ele todas as decisões administrativas da Escola devem ser focadas nas atividades fim da Instituição: ensino, pesquisa e extensão.

Na sequencia, o Diretor da EEL Professor Doutor Antonio Marcos de Aguirra Massola parabenizou o Vice-Diretor da EEL declarando que ambos serão parceiros para que a Escola se destaque no meio acadêmico, na pesquisa e na extensão à comunidade. Citou o prefácio do livro “Histórias e Relatos: criação da FAMENQUIL, FAENQUIL e da EEL – Escola de Engenharia de Lorena – Campus da USP de Lorena” lançado recentemente pelo professor da EEL, Carlos Roberto de O. Almeida, com a frase “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. O Professor Massola encerra seu pronunciamento convidando a todos a Sonhar juntos pelo futuro brilhante da EEL.

O Diretor da Escola Politécnica da USP, Professor Doutor José Roberto Castilho Piqueira, no ato representando o Magnífico Reitor Professor Doutor Marco Antonio Zago, cumprimentou a ideia do Vice-Diretor em implantar uma Associação de Ex-alunos e a importância da constituição de fundo financeiro para a Unidade da USP de Lorena. O Professor Piqueira, convidou os pesquisadores da EEL a interagirem ainda mais com as Indústrias que, em contrapartida, poderiam gerar investimentos externos na Universidade como acontece em países desenvolvidos. O Diretor da Escola Politécnica também destacou que a POLI e a EEL são “escolas-irmãs” e que podem conviver em total harmonia acadêmica e científica. Por último enfatizou a importância de divulgar a Escola, especificamente, os cursos de engenharia entre os alunos das escolas de ensino médio, públicas ou privadas. A POLI possui um Escritório de Relacionamento encarregado de visitar as Escolas de Ensino Médio e efetuar esclarecimentos sobre seus cursos de graduação. O professor Piqueira sugeriu que EEL faça o mesmo e em conjunto com a POLI. “Assim agindo atrairemos os melhores cérebros para os cursos de graduação de nossas Instituições” concluiu.

A cerimônia de Posse do Vice-Diretor da EEL foi realizada no Auditório 2, Área I, do Campus da USP de Lorena, na tarde do dia 30 de abril e contou com a presença de amigos, familiares, autoridades locais, professores e funcionários da EEL. O Vice-Diretor foi eleito no dia 28 de fevereiro de 2014 em reunião específica da Congregação para esse fim. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 13/03/2014 e a partir dessa data assumiu suas novas atividades.

Breve Currículo do Professor Carlos Alberto Moreira dos Santos

O Professor Carlos Alberto Moreira dos Santos possui graduação em Engenharia Química (1989), mestrado em Física (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais (2000) com ênfase na área de supercondutividade. Realizou pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Estadual de Montana nos USA. Recebeu o título de livre-docente em outubro de 2010 pela EEL/USP. Em dezembro de 2010 recebeu o prêmio CAPES de Teses 2009 por ter orientado tese de doutorado na área de Materiais. Passou a integrar o quadro de bolsistas de produtividade do CNPq em 2008. Atua na área de física da matéria condensada, principalmente estudando a preparação e caracterização de materiais condutores e supercondutores anisotrópicos, bem como seus mecanismos de condução. Seus projetos de pesquisa mais relevantes envolvem o uso de equipamentos multiusuários com tecnologias cryofree como o PPMS evercool II. Possui forte colaboração científica com diversos grupos brasileiros e dos Estados Unidos. Dentre suas publicações mais importantes encontram-se 3 (três) Physical Review Letters e 8 (oito) Physical Review B. Devido a sua formação multi a interdisciplinar, desde 2004 tem se dedicado a busca de mecanismos que propiciam a articulação de diferentes linhas de fomento visando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão universitária em todos os níveis de formação. Em 2013 teve aprovação pela CAPES do o programa de mestrado profissional em Projeto Educacionais de Ciências do qual foi o idealizador.

Na condução de projetos de pesquisa aprovou diversos projetos regulares, multiusuários, de eventos e de extensionismo na FAPESP, CNPq e CAPES. Participa ativamente nos programas de INFRA e NAP da USP. Tem uma diversidade de bolsas aprovadas pelas quatro Pró-Reitorias da USP e Agências de Fomento.