Pular para o conteúdo principal

Uma forma lúdica de Ensinar. Semana de C & T da EEL é destaque no Jornal da USP

SIMONE COLOMBO

Publicado no Jornal da USP - 09 a 13 de novembro de 2015

As crianças, quando estão reunidas em grandes grupos, ficam agitadas e dispersas, certo? Errado. Quando o que é apresentado as encanta, mexe com o seu imaginário e estimula o seu raciocínio, o que se vê são meninos e meninas completamente entretidos e envolvidos com a ciência. Foi esse o espírito do Movimento com Ciências, realizado na 4ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, entre os dias 19 e 23 de outubro.

O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contou, neste ano, com o 2º Simpósio de Ensino de Ciências, a 4ª Mostra de Ciências, a 5ª Olimpíada de Ciências das Escolas Públicas e a 9ª Olimpíada de Física de Lorena. Todas essas atividades tiveram um único fim: a propagação da ciência.

Neste ano, a novidade foi o lançamento do projeto Espaço com Ciências, desenvolvido pela EEL em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Lorena, que visa a difundir o ensino lúdico de ciências para toda a região do Vale do Paraíba.

“Quero mais” – O projeto Espaço com Ciências foi instalado em um salão de 290 metros quadrados localizado nas dependências da Escola Municipal Santa Edwiges, em Lorena. O espaço foi criado para ser um recinto permanente de propagação da ciência, com suporte para atender a todas as escolas da região vale-paraibana. O prédio foi designado pela Prefeitura à EEL para abrigar a Mostra de Ciências, realizada pela EEL durante a Semana de Ciência e Tecnologia.

A professora Sandra Schneider, presidente da comissão coordenadora das atividades da mostra, conta que no início a mostra acontecia em apenas um dia da SCT e, com o passar dos anos, foi se expandindo e tendo maior abrangência. Desde 2014, a mostra acontece durante toda a SCT, com apresentação do Show de Ciências (com apoio do Instituto de Física da USP) e exposição de trabalhos desenvolvidos na Universidade e em parceria com escolas (ensino médio e fundamental) da região. Os jovens que passaram pelo Espaço com Ciências aprenderam sobre ciências, biologia, eletricidade, eletromagnetismo e leis da física de uma forma inesquecível. Todos saíam do espaço com sorrisos no rosto e “gostinho de quero mais”.

Acompanhados de seus professores, estudantes de 6 a 18 anos passaram pelo espaço. “Neste ano, conseguimos atender 1.600 visitantes e movimentar um grande número de participantes, 71 expositores e monitores, de todos os seguimentos do ensino”, comenta a professora Sandra Schneider. “Nosso maior objetivo foi alcançado com a criação do Espaço com Ciências.” Idealizado há anos pelo Movimento com Ciências, o espaço tornará possível sociabilizar o conhecimento de maneira interativa e descontraída em um local comunitário para receber visitantes durante todo o ano. Neste ano a Mostra de Ciências foi visitada por estudantes de cidades como Lorena, Cunha, Campos do Jordão e Cachoeira Paulista.

Os agendamentos para os shows científicos podem ser feitos na página http://www.sct.eel.usp.br/, no link Espaço com Ciências. Neste ano, o espaço será aberto ao público duas vezes por semana e em 2016 ficará disponível três dias por semana.

Sementes para o amanhã

A professora Fernanda Cabrini trabalha com o ensino lúdico desde 1996. Conheceu o Movimento com Ciências da EEL em 2012, quando lecionava na Escola Estadual Arnolfo Azevedo, em Lorena. O colégio foi estimulado, através do projeto da EEL, a reconstruir seu laboratório de ciências e praticar o ensino lúdico.

Um dos resultados da atuação do Movimento com Ciências na Escola Estadual Arnolfo Azevedo foi o projeto Ciência é Show, realizado há três anos pelos alunos do ensino médio daquele colégio. Hoje esse projeto já gera frutos em outras escolas de ensino fundamental, como o grupo Loucos por Ciência, da Escola Comendador Oliveira Gomes, em Cunha (SP).

Fernanda, que participou da Mostra de Ciências com seus alunos da Escola Estadual Comendador Gomes, acredita que esse método de ensinar por meio de aulas práticas é o que dá mais retorno, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. “Envolver os jovens nesse tipo de atividade, além de abrir o campo de visão para a tecnologia, ajuda na autoestima e na disciplina e ensina a ter responsabilidade”, diz Fernanda. Ela acredita que toda criança tem potencial e que é necessário ter investimento na área tecnológica e científica para jovens. “Eu vejo meu aluno de 11 anos apresentando, com a maior segurança e desprendimento, seu experimento científico aos adultos. É emocionante ver o crescimento deles. Todo esse projeto da Universidade é muito importante para a sociedade. Parabéns aos professores que ainda acreditam em transformar pequenas sementes em grandes frutos do amanhã.”

Um simpósio para a ciência

Enquanto os jovens aprendiam ciências quase sem querer durante as visitas realizadas ao Espaço com Ciências, na Área II da EEL acontecia o 2º Simpósio de Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências da EEL, que teve como presidente da comissão organizadora o professor Estaner Claro Romão. Esse simpósio teve como finalidade promover o intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos, secretarias municipais de educação e professores da educação básica, com o objetivo de fortalecer o debate sobre o ensino de ciências.

Outras atividades inerentes à SCT da EEL são a Olimpíada de Ciências das Escolas Públicas e a Olimpíada de Física de Lorena, que estão, respectivamente, em suas 5ª e 9ª edições. Nessas Olimpíadas, a EEL aplica provas temáticas que visam a despertar nos estudantes o interesse pelas ciências, estimulando assim o ensino e a aprendizagem. Neste ano, 200 estudantes que cursam o ensino médio em diversas escolas de Lorena participaram da Olimpíada de Física e 97 estudantes do ensino fundamental II participaram da Olimpíada de Ciências das Escolas Públicas. As provas foram preparadas sob a supervisão dos professores da EEL Priscila Alves e Mário da Luz.