Pular para o conteúdo principal

A Terra é redonda? No dia do equinócio, Clube de Ciências da USP de Lorena usará a ciência para descobrir o formato do Planeta.

Em agosto serão oferecidos minicursos com certificado aos professores do ensino médio , fundamental e alunos de graduação que participarem do experimento. As inscrições vão até 30 de julho.

 

No dia 22 de setembro de 2022, das 8h ás 17 horas acontece no Hemisfério Sul o dia do Equinócio de primavera. A data representa o final do inverno e o início da primavera e exatamente neste dia, o Sol incidirá sobre o planeta Terra por 12 horas. Isso fará com que, excepcionalmente, o dia e a noite tenham justamente o mesmo tempo de duração.

 

Neste dia especial o Clube de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP irá realizar uma série de atividades voltadas para professores, estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e estudantes de graduação ligados à área de Exatas. A ideia é trabalhar com as informações científicas que comprovem o formato do planeta. O experimento tem a intenção de ser um desafio pedagógico e desenvolver a aprendizagem temática por meio da execução de atividade inter e transdisciplinar colaborativa.

 

As atividades projetadas para este dia são destinadas a qualquer professor ou time de professores da Educação Básica, e estudantes de graduação de áreas correlatas às Ciências Exatas, que se disponham a promover a aprendizagem por meio da experimentação sobre o movimento relativo entre a Terra e Sol, sendo elas:

 

Nível 1: destinado a estudantes do Ensino Fundamental II. Tratará do tema de forma lúdica e será usado alguns conhecimentos básicos de matemática.

Nível 2: destinado a estudantes do Ensino Médio, sendo necessário, além dos conhecimentos descritos no nível anterior, alguns conceitos de trigonometria.

Nível 3: destinado a estudantes de graduação correlatos às áreas de Ciências Exatas, onde serão desenvolvidos conceitos de sistemas baseados em coordenadas esféricas.

 

Na ocasião serão abordados tópicos como: Reconhecimento geográfico e cultural do Monumento Marco Zero em Macapá – AP; a orientação visual por meio do movimento solar e de sombra; o uso de bússolas; o conceito de latitude e longitude, sua determinação e importância; o equinócio e as estações do ano; o que é fuso horário e sua definição ao redor do Planeta; uso de simuladores de sombra e do caminho solar; determinação do período de rotação da Terra em torno seu próprio eixo; o experimento de Eratóstenes e a determinação do raio da Terra; e a comparação dos dados experimentais em diferentes municípios.

 

Para tomar conhecimento de como serão desenvolvidos os experimentos e os desafios, serão oferecidos minicursos aos professores dos níveis 1 (8 e 9 de agosto) e 2 (10 e 11 de agosto), e aos estudantes de graduação do nível 3 (12 de agosto).

 

Os professores e estudantes de graduação que estiverem devidamente cadastrados e que desenvolverem todas as atividades do evento receberão um certificado de participação no 2º Experimento Global do Clube de Ciências da USP de Lorena.

 

Para dúvidas, envie e-mail para clubedecienciasusp@gmail.com

 

Para se inscrever no evento, preencha a ficha de inscrição no seguinte link:

https://forms.gle/VuGjpd2YSNstRMw8A

 

É a segunda vez que o Clube de Ciências da USP de Lorena promove esse experimento. Para informações sobre o 1o. experimento acesse:

https://prceu.usp.br/congresso/2021/11/25/clube-de-ciencias-da-usp-aprendizagem-baseada-em-temas-por-meio-do-experimento-de-eratostenes/

 

Saiba mais nas redes sociais do Clube de Ciências da USP de Lorena:

https://www.instagram.com/cdcusp

https://www.facebook.com/cdcusp

https://www.youtube.com/cdcusp