Proposta de soro obtido sem utilização de animais é a aposta de alunos da EEL para o ouro no iGEM 2021

O soro utilizado para salvar vidas humanas da picada de cobras é obtido por meio da inoculação do veneno da serpente em um animal, em geral o cavalo, que irá produzir naturalmente anticorpos contra o veneno. Posteriormente é retirado o sangue do animal inoculado e extraído o soro. Focados em poupar a utilização de animais na produção de soro antiofídico o Time iGEM USP-EEL desenvolveu um projeto que pode ser uma nova alternativa. “Estamos trabalhando no projeto “Honorato”, o nome vem de uma lenda do folclore brasileiro que conta a história da Cobra Honorato e sua irmã cruel. Temos por objetivo desenvolver uma biomolécula com aplicação terapêutica, que visa a diminuição das ações miotóxicas causadas por envenenamento de serpentes do gênero Bothrops (representado pelas jararacas)”. Conta Jean Lucas Ribeiro Líder Estudantil do Time iGEM USP-EEL.

O trabalho tem o objetivo representar o Brasil em uma das maiores competições internacionais de biologia sintética o iGEM.  A competição, promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desde 2004, é uma das maiores do mundo na área de Biologia Sintética e exige dos estudantes, conhecimentos multidisciplinares a fim de desenvolver sistemas biológicos a partir da engenharia genética que resultem em melhorias para a sociedade.

O iGEM também exige dos participantes habilidades como: planejamento e administração de projetos; gestão de recursos e de equipe; angariação de fundos; pensamento empresarial; espírito de colaboração; técnicas de apresentação; comunicação científica entre outros.

Paralelamente ao projeto o grupo busca impactar positivamente a sociedade confeccionando e distribuindo cartilhas de conscientização sobre primeiros socorros às vítimas de picadas de cobras e como evitar esses acidentes. Também está sendo desenvolvida pelos estudantes uma competição em escolas de ensino médio para divulgar a temática e mostrar aos jovens a importância da ciência em nossa sociedade.

Jean conta que o Time EEL teve o auxílio da Direção da Unidade de Lorena, o Prof. Sílvio Silverio (Diretor) e do Prof. Durval Rodrigues (vice-diretor) que conseguiram o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Pró-reitoria de Graduação da USP. O grupo também realizou uma arrecadação online pela plataforma Catarse. Devido a pandemia, este ano, a competição acontecerá na forma remota.

A missão do Time iGEM USP-EEL é grande; além de encontrar uma alternativa para o soro,  representar o Brasil e a EEL-USP em uma das maiores competições internacionais de biologia sintética, o grupo busca a conquista da medalha de ouro.

O Time de Lorena é formado pelos alunos da EEL: Jean Lucas Ribeiro; Débora Landau; Gabriel Kimijima Itaziki ; Fábio Nigro Hoffman; Giovanni Henrique Silva; Simone Marques Aguiar; Mariana Tai de Araújo Dalosta do curso de Engenharia Bioquímica; Ana Paula Contelli Xavier; Felipe Machado Reis ; Júlia Cassoli da Silva; Danniel Lisardo Oliveira Da Silva do curso de Engenharia Química e Wendel Mancuso Felibero do curso de Engenharia Ambiental e tem como orientadores os Professores Dr. Fernando Segato e Dr. André Ferraz e também contam com a ajuda de conselheiros: Camila Lima, aluna de engenharia bioquímica, e Lucas Boldrini, da UFSCar e como instrutores as doutorandas Paula Macedo e Gabriela Berto da EEL e também o João Alvarenga da UFScar.

_ _ _

Arte: TimeiGEMEELUSPBrazil . Simone Colombo

Clique na imagem para ampliar.