Primeira aula conjunta de graduação entre EESC, Poli e EEL tem presença do Pró-Reitor de Graduação e dirigentes das três Unidades.

A disciplina faz parte do projeto “Integrando as Engenharias USP para Excelência no Ensino” e do Consórcio Acadêmico do Ensino de Graduação (CAEG)

No dia 15 de abril às 13 horas foi realizada a abertura da primeira aula conjunta de graduação entre as Unidades da USP: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Politécnica (Poli) e Escola de Engenharia de Lorena (EEL). A atividade contou com a presença do Pró-reitor de Graduação da USP, prof. Dr. Edmund Chada Baracat, e a presença de Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores e professores de Graduação das três unidades.

A Disciplina: 8800014 - Projetos Especiais em Gestão da Inovação” é integrante do projeto “Integrando as Engenharias USP para Excelência no Ensino” e corresponde ao Edital PRG 01/2020-2021 Consórcio Acadêmico - CAEG, dentro da área de atuação da proposta: “Inovação e Integração Docente no Ensino de Graduação” sendo integrante do Programa “Consórcio USP de Excelência no Ensino de Engenharia”. Nesta edição a disciplina será realizada em parceria com a empresa Procter & Gamble (P&G) que apresentará casos reais da indústria aos alunos.

O projeto é Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Wilma Alves de Oliveira (EESC), tendo como Coordenadora Adjunta: Prof.ª Dr.ª Elisangela de Jesus Cândido Moraes (EEL).  Nas unidades, são gestores da disciplina o Prof. Dr. Daniel Varela (EESC), Prof. Dr. Fernando Fonseca (Poli) e Prof. Dr. Humberto Felipe (EEL).

Na abertura, realizada de modo virtual, devido a pandemia, o Pró-reitor de Graduação, Prof. Baracat cumprimentou todas as autoridades presentes parabenizando as 3 Unidades envolvidas no projeto. O Pró-reitor destacou os esforços dos envolvidos ao longo dos últimos 2 anos para montar uma disciplina que atendesse as prerrogativas de todas das unidades. Baracat complementa que as disciplinas Interunidades estão sendo contempladas em diversos consórcios e que esse é um momento muito importante para Universidade. O Pró-Reitor destacou que essa ação faz parte dos planos da USP em modernizar a grade curricular dos cursos da Universidade “Novos cursos para novos tempos” frisa o Pró-reitor.

O Prof. Humberto Felipe da Silva (EEL) destacou que esse momento inovador será um marco da gestão do Prof. Baracat frente à Pró-reitoria de graduação. “Sua gestão ficará marcada na história da Universidade por essa atividade inovadora”.

A representante da P&G Natasha Teixeira, ex-aluna da EEL, contou aos alunos que a inovação é o que irá diferenciá-los no mercado de trabalho e por esse motivo os inscritos têm um privilégio de entrar, ainda durante a graduação, em contato com o cotidiano de uma das maiores multinacionais do mundo. “Quando a gente pensa em inovação pensa em futuro, mas na verdade o futuro depende do que fazemos hoje”. Destaca Natasha.

A Professora Wilma Oliveira (EESC) destacou que o projeto permitirá aos participantes trabalhar com competências essenciais aos engenheiros em especial: inovação eletrônica e controle /automação.  Ela destaca que será importante ainda observar o trabalho em equipe, o compartilhamento de conhecimento e as experiências entre os participantes.

Para o Professor Daniel Varella (EESC) “A inovação está relacionada em não estar satisfeito, em não estar parado e sim em permanecer em movimento”. De acordo com o docene, nessa disciplina, a interação de alunos e professores da USP junto a profissionais da P&G será um desafio que irá gerar alunos melhor preparados.

Vocês acham normal uma abertura de disciplina ter a presença de 3 Diretores, 1 pró-reitor e 9 professores? Vocês são pioneiros de uma experiência que no futuro será trivial para Universidade.  A nota será o de menos diante do tamanho do conhecimento, do network e do pioneirismo que estão vivenciando” salientou o professor Fernand Fonseca (Poli).

Ao todo, 13 professores das três unidades trabalham no projeto junto ao comitê gestor. Também participam do projeto, como monitores, alunos da graduação e de doutorado.

Na sequência a Amanda Salvador, estagiária da P&G, e Esther Munhoz, ex-aluna da EEL e atual Gerente de Vendas da P&G, falaram sobre suas trajetórias e apresentaram a empresa aos ouvintes.

A disciplina possui 70 alunos inscritos e ocorre nesse primeiro semestre de 2021.