Mobilidade Acadêmica: Em estágio nos EUA doutorando da EEL apresenta trabalho na TMS Conference em Orlando

De dezembro de 2023 a março de 2024, Gabriel Cotrim, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP), realizou um estágio na Ohio State University (OSU) em Columbus (EUA), sob a orientação dos Professores Carlos Baptista (EEL/USP) e Julián Ávila (UNESP) com financiamento do edital Santander Mobilidade Internacional 22/23.

Durante sua estadia na OSU, sob a supervisão do Professor Antonio Ramirez, o doutorando aprofundou suas análises sobre o aço maraging 300, uma liga metálica amplamente utilizada nas indústrias nuclear, bélica e aeroespacial. Gabriel teve a oportunidade de utilizar técnicas avançadas de caracterização como a difração de elétrons retroespalhados e a microscopia eletrônica de transmissão.

Ainda durante o período do intercâmbio, Gabriel apresentou seu trabalho em uma das mais renomadas conferências sobre Ciência e Engenharia de Materiais, a The Minerals, Metals & Materials Society (TMS) Conference, realizada em Orlando. Sua apresentação, intitulada “Microstructural and Mechanical Analysis of As-Built and Heat-Treated Maraging Steel 300 Fabricated via Laser Powder Bed Fusion”, ocorreu na sessão “Additive Manufacturing: Process-induced Microstructures and Defects: Cracking, Porosity, and Other Defects”. O trabalho teve como objetivo compreender os efeitos de diferentes processos de atomização e do tratamento térmico de envelhecimento na microestrutura e nas propriedades mecânicas de componentes de aço maraging fabricados por fusão em leito de pó a laser, uma técnica de manufatura aditiva. Esta pesquisa foi desenvolvida em colaboração com os pesquisadores Cauê Carvalho, André Jardini, Eduardo Souza, Julián Ávila, Carlos Baptista e Antonio Ramirez.

Agora, de volta ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) da EEL/USP, Gabriel tem como objetivo concentrar seus esforços na redação de artigos científicos com os resultados obtidos na OSU, bem como na elaboração de sua tese e na preparação para a defesa de seu doutorado.

Gabriel Cotrim. Arquivo pessoal