Guia da Faculdade:  Como são obtidas as estrelas da EEL?

Neste ano, o Guia da Faculdade  2020 publicado pelo Jornal Estado de S. Paulo classificou os cursos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP da seguinte forma: Engenharia Bioquímica  5 estrelas, Engenharia de Produção, 4;  Engenharia Física, 4; Engenharia Química 4; Engenharia de Ambiental, 4; e Engenharia de Materiais, 4 estrelas.

Mas você sabe como são obtidas essas estrelas? Então vamos contar para vocês:

Num trabalho voluntário, cerca de 9 mil avaliadores (coordenadores e professores do ensino superior) participam do processo.

São avaliadas as Instituições cadastradas voluntariamente no Guia. Cada curso é avaliado por seis pareceristas que emitem suas notas baseados no questionário enviado às Instituições.

Os pontos a serem avaliados são: Corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura com notas que variam de 1 a 5.  Dos seis pareceres, são descartadas a menor e a maior nota. Das notas restantes é obtida a média da avaliação.

Posteriormente, outro cálculo é feito levando em consideração a nota obtida pelo curso no ano anterior (peso 1) e a nota obtida no ano atual (peso 2). Assim é gerado o resultado final.

Comparem as notas da EEL nos últimos dois anos.

tabela

O parâmetro usado para estrelar os cursos são:

. Entre 5,0 e 4,50 -   5 estrelas        Excelente

. Entre 4,49 e 3,50 - 4 estrelas        Muito bom

. Entre 3,49 e 2,50 - 3 estrelas        Bom

. menor que 2,50                             Não-estrelado

A Presidente da Comissão de Graduação da EEL, Professora Elisângela Moraes, observa que todos os cursos de graduação da EEL têm excelência acadêmica. Ela salienta que as Comissões Coordenadoras de Curso juntamente com os docentes e alunos tem buscado cada dia mais tornar as disciplinas oferecidas, tanto as teóricas quanto as experimentais, o mais alinhadas possível com o que o mercado de trabalho espera do engenheiro formado.  “Os currículos acadêmicos dos cursos de graduação da EEL são modernos e atuais, sempre buscando trabalhar competências pessoais além do conhecimento técnico, dessa forma, várias disciplinas trabalham com projetos promovendo a interdisciplinaridade”. Destaca.

Tanto o Prof. Silvio Silverio da Silva quanto o Prof. Durval Rodrigues Junior, Diretor e Vice-Diretor da EEL, afirmam que haverá empenho da Direção e estímulo para que a comunidade seja mobilizada a fim de colocar os cursos da EEL no lugar que merecem. “Precisamos todos juntos envidar esforços para que todos os cursos da EEL tenham nota 5 nos próximos anos”, assegura o Diretor.