Pular para o conteúdo principal

EEL realiza remotamente solenidade de Colação de grau dos formandos do 1º semestre de 2021

Por Simone Colombo

 

Aconteceu no dia 16 de setembro, em modo remoto, a Solenidade de Colação de grau dos formandos do 1º semestre de 2021 da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. Ao todo, 98 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física e Engenharia Química participaram da cerimônia.

 

O Chefe da Divisão Técnica Acadêmica (DTA), o servidor Luis Gustavo Santos Correard conduziu a cerimônia que foi Presidida pelo Diretor da Unidade, o Prof. Dr. Silvio Silvério da Silva.  Compunham a mesa, o Vice-Diretor da Escola de Engenharia de Lorena e Paraninfo da turma de Engenharia Física, Prof. Dr. Durval Rodrigues Júnior; a Patronesse das turmas, Profa. Dra. Elisângela de Jesus Cândido Moraes; o Paraninfo da turma de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Marco Aurélio Kondracki de Alcântara; o Paraninfo da turma de Engenharia Bioquímica, Prof. Dr. Valdeir Arantes; o Paraninfo da turma de Engenharia de Materiais; Prof. Dr. Miguel Justino Ribeiro Barboza; o Paraninfo da turma de Engenharia de Produção; Prof. Dr. Marco Antonio Carvalho Pereira; o Paraninfo da turma de Engenharia Industrial Química e Engenharia Química; Prof. Dr. Domingos Sávio Giordani.

 

A oradora das turmas foi a aluna Carolina Boldrin Faez que convidou os presentes a lembrarem de tudo que passaram nestes últimos anos. Ela conta que esse encerramento de ciclo parece incompleto “sem aquele adeus oficial ao prédio da faculdade, sem o abraço dos amigos, sem passar calor dentro da beca. Das muitas coisas que a pandemia tirou da gente esse momento especial é uma delas” Desabafou a oradora que deixou uma reflexão aos colegas: “Temos um enorme privilégio em nos formarmos engenheiros. Como podemos levar esse legado adiante? Como podemos levar nossos aprendizados de volta para a sociedade? O que você pode fazer para promover a transformação em que você acredita?”.

 

A Patronesse das turmas, Profa. Elisangela Moraes se lembrou de todo esforço dos professores e coordenadores de curso da EEL, que, devido à pandemia, em um espaço curto de tempo e se readaptaram para que as aulas continuassem a serem oferecidas de forma remota, sem perder a qualidade. De acordo com a docente, apesar de a pandemia impedir a convivência, todos os alunos continuaram firmes no propósito de conquistar o grau de engenheiro. “Todos são batalhadores e vencedores. É uma honra de ser patronesse das turmas. Fazer um curso de engenharia não é fácil, fazer um curso de engenharia na Universidade de São Paulo talvez tenha sido um pouco mais difícil. Todos estão de parabéns!”  A homenageada passou um vídeo aos formandos com uma mensagem de perseverança para que todos, aconteça o que acontecer, nunca deixem de voar na direção de seus objetivos.” Ela complementa emocionada:  “Nunca percam a humildade, a empatia, o espirito de equipe, nunca se distanciem uns dos outros e nem da gente...estaremos sempre com as portas abertas para ajudá-los a tomar impulso, se precisarem”.

 

O Professor Durval Rodrigues Junior, Vice-diretor da EEL, paraninfo da turma de Engenharia Física também falou aos presentes.  O Vice-diretor lembrou que apesar de todos os problemas que atravessamos nestes últimos 18 meses a EEL continuou com suas atividades. “Nesse momento tão impactante pelo qual o mundo está passando devemos lembrar que a USP, a EEL, nós todos jamais paramos. Essa colação de grau é a prova viva desse momento”.  O docente aponta para uma fusão futura do sistema presencial com o remoto, um formato híbrido que deverá vigorar num futuro não muito distante. Ele recomenda aos formandos: “Sempre se lembrem de que foram formados por uma das melhores unidades da USP e a melhor universidade Ibero-americana! Usem isso a favor de vocês. Sejam os melhores exemplos, com forte senso ético, responsabilidade social e ambiental, principalmente nos dias de hoje em que o meio ambiente precisa de ações positivas de proteção, tanto quanto as pessoas”. E deixa um conselho: “Nesse momento em que o país e o mundo está permeado de pensamentos divergentes baseiem-se sempre na ciência e na tecnologia, mas sempre e com forte visão humanitária”.

 

Na sequencia o formando Felipe Monteiro de Oliveira se lembrou dos funcionários da EEL que também são parte da construção dos novos engenheiros, desde os funcionários da Biblioteca, como o Joel Ribeiro, até os funcionários de laboratórios e da Divisão Técnica Acadêmica que tratam mais diretamente com os alunos. Felipe também salientou o imprescindível apoio dos pais e familiares para essa conquista.

 

Agentes transformadores da sociedade. Foi assim que a aluna Ana Maria Nogueira se referiu aos mestres na homenagem feita pelos alunos. Para a formanda, a docência é a profissão que cria todas as outras e abre caminhos. Ela agradeceu aos professores da EEL pelo comprometimento com a ciência e por desenvolverem projetos de tamanha relevância para sociedade através das pesquisas “seguiremos outros caminhos, mas levaremos um pouco de cada um de vocês. Que vocês possam seguir transformando a vida de muitos jovens como transformaram a nossa!”.

 

Finalizando a cerimônia, foi a vez do Diretor da EEL, Prof. Dr. Silvio Silverio, se dirigir aos formandos. “É um privilegio poder conceder titulo de engenharia num momento tão crítico de nossas vidas. Estamos diante de uma elite de estudantes numa das mais importantes universidades do mundo.” Destacou.  O dirigente lembrou que a criação da USP se deu com a missão de promover  uma revolução intelectual e científica, com o objetivo de mudar as concepções econômicas e sociais dos brasileiros por meio da ciência, tecnologia e do ensino “E a USP vem cumprindo com galhardia sua missão entregando para sociedade jovens capacitados” afirmou o Diretor da Unidade. Segundo ele estamos novamente diante de desafios emergentes a seres suportados no mundo, desafios que exigem uma revolução intelectual. “O Brasil se arrasta há anos dentro de uma crise econômica que demanda uma profunda reforma estrutural.” Observou. O Prof. Silvio lembrou que a pandemia alterou nossos hábitos e que vivemos uma das mais graves crises climáticas devido ao desprezo de algumas lideranças mundiais. Em sua fala, também reprovou machismo condenável ainda vigente no mundo moderno e citou o extremismo absurdo do Afeganistão que atormenta a paz mundial. “Precisamos de novos engenheiros, engenheiros de excelência para construir um país mais justo, mais humano, que ofereça melhores oportunidades para seus filhos e principalmente para os menos favorecidos. Sejam líderes, mas sejam luz! Levem  uma vida melhor para todas as pessoas!  Sejam éticos! Sejam justos! Pratiquem sempre a inclusão e o respeito! Priorizem as habilidades sócioemocionais e, principalmente, valorizem a ciência!” Finalizou.

 

A cerimônia de colação de grau do primeiro semestre de 2021 foi exibida ao vivo pelo Canal da EEL no YouTube. Teve audiência simultânea de mais de mil e setecentas pessoas, entre pais, professores, amigos e familiares dos formandos.  Até o momento da publicação desta notícia, mais de 2 mil pessoas já haviam acessado o vídeo.

 

Desde o início da pandemia a EEL já realizou 17 cerimônias remotas de colação de grau, afirma Luiz Gustavo Correard, Chefe Técnico da Divisão Técnica Acadêmica.


 

*Clique na imagem para ampliá-la.