EEL: Pandemia não impede a realização do 28º SIICUSP

Durante o mês de novembro todas as Unidades da USP estão realizando a primeira etapa do 28ª SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.  Na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP a 1ª etapa aconteceu no dia 9 de novembro de forma remota. Foram 81 trabalhos inscritos, dos quais 80 foram de Iniciação Científica e 1 de Pré Iniciação Cientifica (Ensino Médio), com presença de 100% dos alunos. As apresentações ocorreram de acordo com a programação do evento, e apenas 1 trabalho de Iniciação Científica não foi apresentado por problema técnico.

A abertura do evento ocorreu às 13:30 horas e teve a presença virtual do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Sylvio Roberto Accioly Canuto, da Presidente da Comissão de Pesquisa da EEL, Profa. Maria das Graças de Almeida Felipe, do Diretor da Unidade, Prof. Silvio Silverio da Silva, e do Vice-Diretor, Prof. Durval Rodrigues Junior.

Na ocasião a Profa. Graça Felipe destacou que os trabalhos apresentados representam as pesquisas dos quatro departamentos da EEL, correspondentes aos seis cursos de graduação em Engenharias nessa escola, Ambiental, Bioquímica, Física, Materiais, Produção e Química. Mencionou a importância do apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa junto ao CNPq na concessão das bolsas para a realização destes trabalhos. Para a Presidente da Comissão de Pesquisa, este dia de apresentação dos trabalhos de iniciação científica é um dia especial para os alunos, pela oportunidade de treinamento e aprendizado. A professora lembrou aos alunos que a iniciação científica é uma janela de oportunidades que se abre para um horizonte, como opção ou não na carreira acadêmica, mas cuja amplitude deste horizonte depende principalmente da dedicação e esforço de cada aluno.  Na oportunidade a Presidente da Comissão de Pesquisa da EEL também fez agradecimentos aos que se esforçaram para que este evento ocorresse neste momento atípico da pandemia.

“O SIICUSP é um dos eventos de maior importância da Pró-Reitoria de Pesquisa e a razão é simples: aqui os jovens estudantes são estimulados para a beleza da pesquisa, da curiosidade e do desenvolvimento científico de modo geral”, salientou o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Prof. Sylvio Canuto.  “A ciência é que alavanca o progresso de qualquer país e esse progresso pode ser feito em diversas frentes, sem esquecer-se do importante aspecto social. É aqui que ocorre, em muitos, o despertar para a importância de uma ciência ampla e cidadã que não se afaste da contribuição para a sociedade”, frizou. Parabenizando a EEL pela organização e realização do evento, ele ressaltou “nesse momento histórico em que vivemos, onde uma pandemia nos restringe de várias situações, nem a USP, nem a EEL pararam suas atividades diante dos obstáculos”.

Confortando os participantes, que apresentam seus trabalhos em formato online e ao vivo, o Diretor da Unidade, o Prof. Silvio Silverio, lembrou que todos os doutores ali presentes já passaram pela avaliação criteriosa de outros cientistas e que os sentimentos despertados e enfrentados agora fazem com que cada um se aprimore em suas habilidades. “Atividades como esta desenvolvem competências muito importantes para a formação dos participantes. Competências estas que já eram demandadas e que agora são essenciais para esse momento pós-pandemia quando será necessário um ‘novo’ engenheiro.”

O Prof. Durval Rodrigues Junior, Vice-Diretor da EEL, ressaltou que em toda USP e também na EEL, tanto os docentes como os discentes, apesar das adversidades que surgiram com a pandemia, continuam realizando um belíssimo trabalho não presencial mantendo as atividades de pesquisa em alto nível. O Vice-diretor observa: “Os eventos virtuais apresentam maior participação e interação do público. Esse retorno que temos conseguido com as atividades não presenciais tem nos mostrado novos caminhos que deverão ser utilizados no futuro junto às atividades presenciais, que são insubstituíveis”.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, totalizando mais de 22 horas nas 2 salas simultâneas na parte da manhã e 4 salas simultâneas no período da tarde, os 80 trabalhos foram apresentados em salas específicas correspondentes aos Departamentos onde as atividades de pesquisa são desenvolvidas em Lorena.

As apresentações envolveram também o trabalho de 109 pareceristas entre docentes, pós-doutorandos e doutorandos da EEL. Foram relacionadas às pesquisas científicas nas áreas da Biotecnologia e das Engenharias Ambiental, Física, Materiais, Produção e Química .

Até o momento, a somatória de todas as salas já registra quase mil visualizações.

As apresentações do 28º SIICUSP podem ser vistas no Canal da EEL no YouTube

Acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3xoIPYm8MaZwR2VhROqNGD4BYZCmtiq7