Diretor da EEL fala no último encontro de dirigentes da USP do ano

O último encontro de Dirigentes da USP de 2022 aconteceu no último dia, 14 de dezembro no Museu do Ipiranga. Da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, participaram do encontro os Professores, Silvio Silverio da Silva (Diretor); Prof. Durval Rodrigues Junior (Vice); Prof. Amilton Martins dos Santos (Prefeito do Campus de Lorena), e a Profa. Ana Lúcia Gabas Ferreira (Vice-prefeita).

Na ocasião, o Prof. Silvio Silverio da Silva, Diretor EEL, falou aos presentes sobre as necessidades e sobre os avanços da Unidade de Lorena no ano de 2022, tanto nos campos acadêmico, administrativo quanto no âmbito de Infraestrutura.

Deficiência de novos claros para docentes nas áreas dos novos cursos da Unidade; necessidade de novos laboratórios de pesquisa; construção do Habitat de Inovação da EEL; valorização das atividades de cultura e extensão; finalização do Plano Diretor e aprovação do Plano gestor foram as principais necessidades apontadas pelo Diretor.

As inúmeras conquistas da Unidade de Lorena durante esse ano também foram apresentadas:

- Remoção de 23,3 toneladas (99%) de resíduos químicos da EEL de forma ambientalmente adequada;

- Obtenção do primeiro AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) da EEL (Centro de Vivência, RU e Anfiteatro compreendendo um total de 2145 m2);

- Finalização do novo Anfiteatro;

- Reforma dos Laboratórios de química da graduação;

- Reforma dos sistemas elétricos dos prédios da Graduação da Área II e início da Área I

- Realocação de espaços estudantis para o Centro de Vivência.

O Prof. Silvio Silverio ainda falou aos presentes sobre a criação e implantação do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) e do grupo de Gestão da Informação de Projetos (GIP) da EEL-USP; da Central Multiusuário da EEL (CMEEL), com Comissão de  Usuários e um Comitê Gestor (aprovadas pela Congregação); da Reorganização administrativa da Unidade com realocações internas de servidores (com especial atenção ao Setor de Compras, Financeiro e Patrimônio); da Criação da Comissão de Inovação em Educação (CIE)  e da adesão da EEL à iniciativa CDIO, concebida pelo MIT, para formar engenheiros preparados com conhecimento, habilidades e atitudes inovadoras voltadas aos desafios do século XXI.  (No Brasil apenas 11 Instituições de Ensino são chanceladas pelo CDIO).

As Perspectivas para 2023 com relação às Metas acadêmicas também foram expostas e incluem as áreas de:

Inclusão e Pertencimento

- Estreitar relações com serviço público no atendimento a problemas de saúde mental e propor ações preventivas de inclusão e pertencimento, para promoção e prevenção da saúde de alunos e servidores;

Graduação

- Buscar a internacionalização, por meio de acordos de duplo diploma e pelo incentivo à mobilidade de estudantes

Pesquisa

- Avançar a pesquisa científica, incluindo parcerias universidade-empresa e instituições e órgãos internacionais.

- Permanência Estudantil na Pós-Graduação

Cultura e Extensão

- Aproximação com os campi do interior para a realização de eventos e atividades de extensão em parceria

Com relação a RH e Infraestrutura as perspectivas para 2023 da Diretoria para EEL exibidas foram:

- Contratação de docentes e servidores;

- Início da construção da torre C1;

- Criação de duas centrais de videomonitoramento das Áreas I e II;

- Reforma da Biblioteca Universitária e todos os telhados;

- Readequação das portarias de acesso ao campus;

- Instalação de elevadores e passarelas de acesso;

- Modernização da iluminação das vias;

- Readequação das redes de dados;

- Obtenção de novos AVCB’s.

A reunião de Dirigentes é uma oportunidade de interação entre todas as Unidades Uspianas.  No encontro, os Diretores, Prefeitos, Superintendentes, Pró-reitorias e Reitoria têm a oportunidade de conhecerem as dificuldades e atividades desenvolvidas em toda Universidade.