Candidatura da Escola de Engenharia de Lorena ao CDIO foi aprovada pelo Comitê Latino-americano.

No dia 18/11, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, representada pelos Professores Elisângela de Jesus Cândido Moraes, Presidente da Comissão de Graduação, e Herlandí de Souza Andrade, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e Presidente da Comissão de Avaliação de Disciplinas, apresentaram a sua postulação à Iniciativa CDIO, considerando a candidatura de todos os cursos do campus. O CDIO é uma estrutura educacional inovadora para a produção da próxima geração de engenheiros. Diz o site da Organização.

Tal estrutura fornece aos alunos uma educação enfatizando os fundamentos da engenharia definidos no contexto de Conceber - Projetar - Implementar - Operar sistemas e produtos do mundo real (CDIO). Em todo o mundo, os colaboradores da iniciativa, adotaram o CDIO como estrutura de seu planejamento curricular e avaliação baseada em resultados. Os colaboradores do CDIO reconhecem que a educação em engenharia é adquirida ao longo de um período e em uma variedade de instituições, e que educadores em todas as partes desse espectro podem aprender com a prática em outros lugares.

Ao final do evento, foi anunciada pelo Comitê Latino-americano do CDIO a aprovação da postulação da EEL-USP. Também foram aprovadas as postulações do Inatel, UAC, UFSM e UFGD.

Como próximos passos, externamente, a postulação aprovada no Comitê Latino-americano será encaminhada para o aprovação do Conselho Mundial do CDIO e, internamente, a Comissão de Graduação,  com o apoio da Direção da EEL,vai iniciar as tratativas para promover uma ampla discussão e a elaboração de planos de ações para a implantação dos padrões do CDIO na Unidade, considerando os currículos e os projetos pedagógicos dos cursos.

Na fala final da apresentação, os Professores Elisângela e Herlandí argumentaram que esperam elevar, continuamente, o nível de excelência dos cursos da EEL, em colaboração com as escolas de engenharia integrantes do CDIO.

Conheça mais sobre a Iniciativa CDIO e as universidades que fazem parte desta rede em http://cdio.org/.

Assistam todo o evento e a apresentação da EEL em: https://www.youtube.com/watch?v=-KXTyLaYm5c&feature=youtu.be .

Texto: Professor Herlandí Andrade