Aluna da EEL recebe premio no CONIC. A estudante analisou a água do Rio Paraíba do Sul em Lorena

ALUNA DA EEL RECEBE PREMIO NO CONIC –SP

A estudante analisou a qualidade da água do Rio Paraíba do Sul em Lorena

A aluna da Escola de Engenharia de Lorena (EEL –USP) Adriana Cosentino Garcia conquistou o primeiro lugar do prêmio Especial de Incentivo à Preservação Ambiental do 13º CONIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA do SEMESP*. A estudante apresentou o Estudo de Avaliação da Qualidade da Água do Rio Paraíba do Sul. A edição deste ano do CONIC-SEMESP tinha como tema o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Foram apresentados no CONIC 1.574 trabalhos.

Adriana analisou, dentre outros aspectos, os parâmetros de Ph, temperatura e oxigênio da água. De acordo com a estudante as análises indicam que o Rio Paraíba do Sul apresenta quantidades de oxigênio abaixo da média, segundo ela, provavelmente causado por excesso de esgoto. Metais pesados também foram encontrados na água, porém, em quantidades menores do que os índices determinados pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). As amostras foram colhidas periodicamente, durante um ano, no leito do Rio Paraíba do Sul que passa ao lado da EEL em Lorena-SP.

Segundo a estudante o resultado apresenta um aspecto positivo, pois indica que o Rio Paraíba do Sul ainda pode ser facilmente recuperado desde que haja tratamento de esgoto adequado pelas cidades que o cercam.

Adriana é aluna do 4º ano de Engenharia Química da EEL e foi orientada pela Profa. Dra. Diovana Aparecida dos Santos Napoleão. Fez sua pesquisa de Iniciação Científica com bolsa do Banco Santander.

*SEMESP: Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo