X SEC - Simpósio de Ensino em Ciências - Evento online

O SEC, um dos mais tradicionais eventos na área de Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP), promovido pelo Programa de Pós Graduação em Projetos Educacionais (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), em sua 10ª edição, acontece, de forma remota, entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2023.

As inscrições acontecem até 15/12/2023 na página do evento e são gratuitas.

O evento promove a conexão e a colaboração de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do ensino, estimulando as discussões sobre questões contemporâneas que envolvem a educação. A programação é composta por palestras, mesas de debate e apresentações de trabalhos. Conta com a participação de palestrantes renomados na área de ensino, além de ser um relevante espaço para apresentação e publicação de trabalhos de pesquisadores e alunos de diferentes instituições.

Nesta edição, o SEC adota uma temática composta de extrema relevância: "Tecnologia e Sustentabilidade no Ensino de Ciências". Cita-se como composta a escolha temática pois ela foi motivada pela crescente importância de promover duas pautas emergentes: (1) a crescente demanda no uso de tecnologias educacionais e (2) a necessidade da promoção da sustentabilidade no ensino de ciências

Reconhecemos que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais significativo na educação, permitindo abordagens inovadoras e acessíveis para a disseminação do conhecimento científico. Ao mesmo tempo, a necessidade de compreender e abordar questões ambientais e sustentáveis está se tornando cada vez mais presente em um mundo em constante mudança.

Portanto, a temática "Tecnologia e Sustentabilidade no Ensino de Ciências" visa explorar como a tecnologia pode ser empregada de maneira eficaz para promover uma educação ética e eficaz, e também como podemos preparar as gerações futuras para enfrentar os desafios globais de forma sustentável. Ao unir esses dois elementos, buscamos criar um ambiente de aprendizado e discussão que inspire a inovação, a colaboração e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes e conscientes em relação ao meio ambiente.

De

até