VI SBPEA atrai participantes de Norte a Sul do País interessados em inovar no ensino.

Aconteceu no dia 07 de dezembro de 2023, a 6ª edição do Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem (SBPEA), promovido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP.

(Clique na imagem para ampliar)

Conduzindo a abertura, o Prof. Herlandí de Souza Andrade, Coordenador Geral do VI SBPEA deu as boas vindas agradecendo a todos os participantes e à presença do Prof. Silvio Silverio da Silva, Diretor da EEL; Prof. Durval Rodrigues Junior, Vice-diretor da EEL e a Profa. Elisângela de Jesus Cândido Moraes, Coordenadora Científica do VI SBPEA.

O Coordenador do evento ressaltou que o SBPEA, desde sua primeira edição, em 2019, vem crescendo e alcançando cada vez mais profissionais de ensino de todo o país. Lembrou que durante a pandemia, em 2020, enfrentaram o desafio de gerenciar a participação on-line de 4800 inscritos em um evento acadêmico que consistia em palestras e mesas redondas. Já no ano seguinte, 2021, o SBPEA passou a ter participações de trabalhos internacionais se caracterizando em um evento também científico, o que se consolidou nos anos seguintes.  “Neste ano, 2023, temos a felicidade de comunicar que o nosso Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem está se consolidando como um evento com a participação e a recepção de trabalhos de todas as regiões do nosso país, do Amazonas ao Rio Grande do Sul”. Frisou, Prof. Herlandí Andrade.  Ele salientou ainda que o Comitê científico dessa edição conta com pesquisadores do Brasil e do exterior solidificando o caráter e a importância internacional do evento.

Na sequência, quem se dirigiu aos participantes foi a Profa. Elisângela Moraes, Coordenadora Científica do evento. Ela agradeceu a todos os professores colaboradores que ajudaram nas avaliações dos trabalhos e a todos que enviaram artigos tão ricos para as mudanças efetivas e positivas da educação. “Foram muitas experiências trocadas entre diversas instituições de norte a sul do país", afirmou.

O SBPEA pode revelar práticas inovadoras que podem impactar positivamente e rapidamente o ensino. "Tanto que optamos por mantê-lo anualmente". Diz o Prof. Durval Rodrigues Junior, Vice-Diretor da EEL. Segundo ele, o Seminário já trouxe para a EEL uma quebra de paradigmas de metodologias, não só no ensino, mas também na avaliação do conteúdo adquirido. “Nossos professores têm incorporado cada vez mais outros tipos de avaliações, de trabalhos em laboratórios ou trabalhos de campo, sempre complementando as avaliações escritas que em alguns casos deixarão de existir.” O Vice-diretor lembrou ainda que as boas práticas também envolvem o respeito mútuo, que o conhecimento não envolve somente teoria, mas experiências adquiridas ao longo da vida e da carreira. “A intenção é que os alunos detenham e utilizem todo conteúdo no futuro, seja na academia, seja na empresa, seja na vida. Isso faz parte do que nós, na Universidade, fazemos. Formar não só graduados, mas também cidadãos aptos a trabalhar em prol da comunidade.”

Encerrando a abertura oficial, o Diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva, destacou a importância deste evento institucional, que nasceu na Unidade de Lorena, estar se concretizando como uma potência no âmbito educacional. “Com as mudanças que acontecem no mundo, mudanças sociais e mudanças de paradigmas há a necessidade de nós pensarmos e repensarmos o ensino.” De acordo com o Diretor, o avanço tecnológico e o crescimento populacional requerem profissionais preparados, com capacidade criativa e empreendedora aptos a realizar as transformações de que o mundo tanto precisa.

VI SBPEA contou com 260 participantes e 55 trabalhos (entre artigos completos, relatos de experiência e resumos expandidos). Houve 4 palestras (sendo 2 Internacionais): Aprendizagem por competências; abordagens avançadas no ensino de engenharia; neurociências aplicadas à educação e engenharia; e aprendizagem construtiva.  Foram 6 sessões técnicas para apresentação dos trabalhos.  O Comitê Científico e de Avaliação dos trabalhos contou com 38 integrantes. Foram 16 convidados.

Todas as palestras e trabalhos apresentados estão disponíveis no YouTube