USP cria um Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharia (CE2GE)

No dia 14 de dezembro foi assinado, na sala do Conselho Universitário, durante a reunião do Conselho de Graduação, o Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharia (CE2GE). O Consórcio tem como objetivo alcançar a excelência acadêmica do ensino de Graduação em Engenharia na Universidade de São Paulo. Fazem parte do Consórcio as Unidades de Ensino da USP: Escola de Engenharia de Lorena (EEL); Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ); Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Prof. Her

A criação do Consórcio foi articulada entre os Presidentes das Comissões de Graduação das unidades envolvidas. O Prof. Herlandí de Souza Andrade (EEL), será o primeiro Presidente rotativo do Consórcio. Na cerimônia de assinatura do documento, ele falou sobre a importância dessa iniciativa para enriquecer o ensino dos cursos de graduação de engenharia da USP. “Entre diversos benefícios, esperamos que, com a criação deste consórcio, possamos planejar conjuntamente ações para a melhoria do ensino de graduação em engenharia, obter sinergia no desenvolvimento de disciplinas, de atividades, de projetos e programas, aprimorar os currículos dos nossos cursos, desenvolver atividades didáticas conjuntas, preconizando o ensino híbrido, a integração curricular, a curricularização da extensão e outras iniciativas. Possamos ainda, promover a integração e maior interação entre as CoCs dos cursos correlatos, entre os docentes, servidores e discentes. E, além disso, possamos, acima de tudo, compartilhar as melhores práticas”.

O Prof. Antonio Carlos Seabra, Presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica, apontou que a criação do consórcio visa “consolidar uma parceria já existente, fortalecida no ano de 2020, em função de projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Graduação”. Também, agradeceu as Professoras Elisângela de Jesus Cândido Moares (EEL) e Vilma Alves de Oliveira (EESC), que junto com ele iniciaram as ações que culminaram na criação deste consórcio.

O Prof. Aluísio Segurado, Pró-Reitor de Graduação, salientou que a formação deste consórcio, considerando o seu objetivo, a forma de colaboração e as suas linhas prioritárias, estão em consonância com o plano de gestão da Pró-Reitoria de Graduação e parabenizou os Presidentes de Graduação das unidades envolvidas pela articulação da institucionalização do consórcio.

A partir de agora as Comissões de Graduação irão intensificar as colaborações e desenvolver um sólido e intenso networking, a fim de encontrar direcionamentos que apontem para efetivas e rápidas inovações para que ocorra uma transformação pioneira de excelência no ensino de graduação em engenharia na USP.

Fotos: Rosa Marques/PRG