Formulario de busca

 

Idiomas

  • Português
  • English

Curso de Engenharia Ambiental

 

Período integral – 40 vagas

Duração: 10 semestres

A Engenharia Ambiental está direcionada ao desenvolvimento econômico sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, através do desenvolvimento de novas tecnologias para a prevenção e controle da poluição ambiental.

Contempla ainda o planejamento ambiental do território, licenciamento ambiental de atividades poluidoras, monitoramento e avaliação da qualidade ambiental dos recursos naturais, sistema de gestão ambiental em atividades produtivas, sistemas de higiene e de segurança ambiental e sistemas urbanos de engenharia sanitária.

A estrutura proposta para o curso de Engenharia Ambiental objetiva a formação de profissionais que tenham forte embasamento nas Ciências Básicas (matemática, química, física e biologia), permitindo fundamentação sólida em Ciências da Engenharia e, mais especificamente, em Ciências da Engenharia Ambiental.

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por projetos de conservação e recuperação dos recursos naturais, da biodiversidade e das condições climáticas do planeta. É capacitado também a avaliar riscos ambientais, elaborando estudos e/ou planos que visem à redução dos impactos determinados por ações humanas ou mesmo naturais.

Além disso, o Engenheiro Ambiental estará apto a participar dos estudos de caracterização ambiental, da análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e da elaboração de estudos de impactos ambientais. Para este específico profissional, há espaço em órgãos públicos, firmas de consultoria e em setores de controle ambiental de indústrias, bem como, em organizações não governamentais (ONGs) e em institutos de pesquisas.