EEL conquista primeiro lugar no Prêmio ABRAFATI em tintas

O trabalho da EEL USP (Escola de Engenharia de Lorena /Universidade de São Paulo)Biomassa como aditivo para tinta látex: sustentabilidade ambiental e melhoria nas propriedades acústicas e da propagação de chamas do produto” de autoria de Adilson Roberto Gonçalves, Alessandro Costa Pinto, Angelo Capri Neto, Fernanda de Carvalho Oliveira e Maria Rosa Capri conquistou o Primeiro lugar no 15º Premio ABRAFATI em tintas 2013. O Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas acontece anualmente e é a mais conceituada premiação no âmbito das pesquisas científicas relacionadas às tintas.

A pesquisa avaliou formulações de tinta látex contendo bagaço e palha de cana quanto à propagação de chama, absorção de som e textura da película acabada. A introdução de fibra natural na tinta látex cria uma barreira à propagação de chama. Além disso, o produto apresentou um aumento significativo de absorção de som (15 dB) em relação à tinta sem aditivos (10 dB). O resultado foi um produto inovador, de baixo custo e menor impacto ambiental com propriedades não usuais neste tipo de tinta.

A Cerimônia de entrega dos Prêmios ocorreu no Jantar Anual de Confraternização da ABRAFATI, dia 11 de dezembro de 2013 (4ª feira), às 20 horas, no Clube Atlético Monte Líbano, na Av. República do Líbano, 2.267, Bairro de Moema, em São Paulo - Capital.