EEL realiza atividades em prol da difusão científica na Semana de Ciência e Tecnologia.De 19 a 23/10

EEL realiza diversas atividades em prol da difusão científica - Semana de Ciência e Tecnologia – 19 a 23 de outubro de 2015

Entre os dias 19 a 23 de outubro acontece em Lorena a 4ª. Semana de Ciência e Tecnologia da Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL/USP). A Abertura oficial acontecerá no próximo dia 19 no teatro Teresa D`Ávila da FATEA as 19h com a palestra intitulada Interdisciplinaridade e Educação para a Paz a ser proferida pela renomada educadora Profa. Dra. Ivani Fazenda da PUC-SP.

A SCT, um evento que nasceu em 2012 com objetivo de agrupar as atividades desenvolvidas no projeto Movimento com Ciências” que tem sido realizado pela EEL desde de 2005. Assim, a edição de 2015 comemora o 10º. ano de criação do projeto de interação com escolas da região.

A SCT de 2015 faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta neste ano com o 2º. Simpósio de Ensino de Ciências, a 4ª. Mostra de Ciências, a 5ª. Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas e a 9ª. Olimpíada de Física de Lorena.

Este ano a SCT conta com uma ótima novidade; será apresentado à população lorenense o Projeto “Espaço Com Ciências”. Projeto este, desenvolvido pela EEL/USP em parceria com a Secretaria de Educação Municipal/Prefeitura de Lorena, que visa difundir o ensino lúdico de ciências para toda região do Vale do Paraíba.

O Projeto Espaço Com Ciências” será O projeto 'Espaço Com Ciências' será instalado no salão da Escola Municipal Santa Edwiges, concedido pela Lei Complementar Nº 206/15, para ser utilizado por todas as escolas da região. O local foi todo planejado pelos idealizadores para ser, na cidade de Lorena, um recinto permanente de propagação da ciência e atender a todas as escolas da região Vale Paraibana. O lançamento do Projeto “Espaço Com Ciências” será neste dia 19 de outubro, às 14 horas, na Escola Municipal “Santa Edwirges”.

Neste espaço será realizado, entre os dias 19 e 23 de outubro, a “Mostra de Ciências”, que consiste na apresentação de experimentos científicos lúdicos desenvolvidos pelos Professores e alunos da EEL/USP cujas apresentações interativas visam propiciar a todos os visitantes um momento divertido de aprender. Uma das demonstrações mais aguardadas da Mostra é o famoso “Show da Física” que encanta o público sempre que se apresenta.

O II Simpósio de Ensino de Ciências promoverá o intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos, e secretários municipais e professores da Educação Básica, com a finalidade de fortalecer o debate sobre o ensine de ciências.

Outra atividade inerente à Semana de Ciência e Tecnologia da EEL é a Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas (Ensino Fundamental II) e a Olimpíada de Física de Lorena (Ensino Médio) que estão, respectivamente, em suas 5ª. e 9ª. edições. Nestas Olimpíadas a EEL/USP aplica provas temáticas que visam despertar nos estudantes o interesse pelas Ciências, estimulando o ensino e a aprendizagem. Os melhores alunos de cada série são premiados pela EEL/USP como incentivo para se dedicarem ainda mais aos estudos. As Olimpíadas são realizadas em parceria com as Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, onde ocorrerão as provas no próximo dia 20.

O maior objetivo de todas estas atividades desenvolvidas pela EEL na Semana de Ciência e Tecnologia é buscar novos talentos, estimular o ensino e aprendizado de Ciências, difundir o conhecimento desmistificando e despertando nos estudantes e em toda a população o interesse pela prática de Ciências Exatas e Biológicas.

A SCT de 2015 conta com apoio financeiro da CAPES por meio do projeto Novos Talentos e a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Lorena e das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila.

Para maiores informações sobre a SCT 2015, acesse o seguinte site: http://www.sct.eel.usp.br/