Pular para o conteúdo principal

Visita monitorada: EEL recebe estudantes do ensino médio

Por Simone Colombo

 

Esse ano, a Visita Monitorada do “Programa USP e as Profissões”  trouxe para Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, estudantes de Lorena, Arapeí e Bananal. A Visita é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU) e tem o objetivo de apresentar a Instituição e seus cursos a estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos. O encontro em Lorena aconteceu no dia 08 de agosto. Cerca de 80 estudantes compareceram à EEL acompanhados de pais, amigos e professores.

 

A Visita começou as 8h30 na Área I. O grupo foi recebido pelo Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCex) da EEL, Prof.  Estaner Claro Romão acompanhado das Professoras Roberta Veloso Garcia e Eliane Correa Pedrozo que também são membros da CCex.

 

Os visitantes foram divididos em grupos e fizeram um tour pela Área I para conhecer suas instalações.

 

Os grupos também puderam conhecer mais de perto os cursos oferecidos pela USP de Lorena: Sobre a história da Instituição, os cursos e o mercado de trabalho de Engenharia de Materiais e Engenharia Física quem conversou com os jovens foi o Prof. Durval Rodrigues Junior.  Já a Profa. Livia Chaguri e Carvalho falou aos estudantes sobre o curso de Engenharia Química e as peculiaridades da profissão.  Quem explicou para os alunos o que é Engenharia Bioquímica e o perfil desse engenheiro foi o Prof. Valdeir Arantes.  Sobre Engenharia de Produção quem falou com os jovens foi a aluna monitora Camila Menezes e, finalizando a visita, as Professoras Erica Romão, Danúbia Bargos e Mariana Consiglio Kasemodel apresentaram o curso de Engenharia Ambiental da EEL, num encontro ao ar livre. 

 

Na ocasião também foram abordados: as formas de ingresso na USP, projetos de pesquisa e extensão realizados em Lorena, bem como os trabalhos voluntariados das entidades.

 

Ao todo 12 monitores, 2 de cada curso,  deram suporte aos Docentes: Jean Ricardo Viana; Thais dos Santos Moraes; Gabrian de Souza Pereira Venditti; Vinicius Andrade Pedreira; Guilherme Rocha Silva; Mateus Lopes Santana; Camilla Menezes Penteado; Pedro Henrique Bigas Pismel; Carolina Miyuki Yoshida; Tábata Luciane Garcia dos Santos; Dennyer Matheus Dominiquini dos Santos e Thaís de Oliveira Domingues. 

 

A Visita Monitorada acontece uma vez ao ano. A data para sua realização é determinada PRCEU. As inscrições são gratuitas feitas pelo site da PRCEU e qualquer pessoa pode agendar.




Veja mais fotos deste evento no Facebook oficial da EEL:  https://www.facebook.com/EEL.USP/