USP tem vagas no programa da Terceira Idade. As inscrições vão até sexta-feira.

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP convida as pessoas que já passaram dos 60 anos para participar do Programa da  Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). O programa oferece  gratuitamente às pessoas da 3ª idade  a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, fazer novos amigos e lançar novos olhares para o mundo moderno.  As inscrições estão abertas de 10 a 14 de fevereiro.

As atividades são voltadas para o reconhecimento, valorização, integração e aproveitamento do potencial das pessoas na terceira idade.

Período de inscrições: 10 a 14 de fevereiro de 2020 das 9h às 12h e das 14 às 17h

Informações e inscrições: Comissão de Cultura e Extensão CCEx - Terezinha  Reis

e-mail: terezinhareis@usp.br

Tel.: 12-3159-5151

Confira abaixo o que a USP oferece:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DIDÁTICO-CULTURAIS E DISCIPLINAS REGULARES

1º Semestre de 2020

• Clube de leitura para a terceira idade

OBJETIVO: Propor ações relacionadas à leitura como forma de lazer na tentativa de modificar o cotidiano das pessoas na Terceira Idade. O lazer em grupo é uma forma de atenuar sentimentos acarretados pela solidão e/ou por uma vida sedentária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Dentre as atividades de lazer, o ato da leitura, além de possibilitar ao indivíduo novos conhecimentos, extravasar os sentimentos e desenvolver a inteligência irá ampliar o convívio social e integrar-se na sociedade. A atividade da leitura pode promover as relações intergeracionais, proporcionando a troca de experiências e a interação entre jovens e idosos, no caso de participação do professor responsável e outros convidados mais jovens. Atividades de passeios turísticos complementarão a reintegração desse idoso a sociedade, o aumento da sua autoestima e busca de valores essenciais para o ser humano.

Responsável: Profa. Eliane Corrêa Pedrozo

Período: 03/03/2020 a 30/06/2020

Dia da semana/horário: terça-feira das 14 às 17h

Carga horária: 48h

Vagas: 30 vagas

Pré-requisito: Não há pré-requisito

• Empreendedorismo na Terceira Idade

OBJETIVO: Treinamento para estimular o empreendedorismo para inovar, resolver problemas ou situações complicadas. Estimular ações empreendedoras para agregar valor e identificar oportunidades. Demostrar como o empreendedorismo é fundamental  para a sociedade ao possibilitar a transformação positiva do entorno.

Responsável: Prof.  André Alves Prado

Período: 16 de abril a 07 de maio de 2020

Dia da semana/horário: quinta-feira: 14h30 às 16h30

Carga horária: 08h

Vagas: 10 vagas

Pré-requisito: Ter concluído o Ensino Médio

• Windows 7 Operaciona

OBJETIVO: Apresentar os procedimentos básicos e necessários para que o público interessado possa operar o Sistema Operacional Windows 7 de uma forma simples e descomplicada.

Responsável: Prof. Divanildo de Souza

Período: 04 de março a 24 de junho de 2020

Dia e Horário: quarta-feira das 14h às 17h

Vagas: 20 vagas.

Pré-Requisito: Não há pré-requisito

Inglês Básico

OBJETIVO: Possibilitar ao pessoal da terceira idade a aprendizagem dos conceitos básicos da língua inglesa.

Responsável: Prof. Divanildo de Souza

Período: 09 de março a 29 de junho de 2020

Dia e Horário: segunda-feira das 14h às 15h30

Vagas: 15 vagas.

Pré-Requisito: Não Tem

• Alimentação Saudável do Corpo e da Mente

OBJETIVO: Apresentar as vantagens de uma alimentação saudável. Aliar a relação saúde versus emoções e sentimentos. Encontros semanais com exercícios, vídeos e vivências meditativas.

Responsável: Profa. Marivone Nunho Sousa

Período: 04 de março a 24 de junho de 2020

Dia e Horário: quarta-feira das 14h às 15h30

Pré-requisito: Não há pré requisirto

• A bioquímica por trás dos cuidados com a pele e cabelos

OBJETIVO: Trocar saberes e estabelecer um diálogo informativo com os alunos do curso.

Responsável: Profa. Adriane Maria Ferreira Milagres

Período: 05 de março a 02 de abril de 2020

Dia e Horário: quinta-feira das 14h às 16h

Vagas: 20 vagas.

Pré-Requisito: Não Tem

• Ações para o Desenvolvimento Sustentável

OBJETIVO: Oferecer aos participantes uma visão de sustentabilidade através dos conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável, inseridos na Agenda 2030 da ONU, com ações práticas por meio de aulas e oficinas.  Nas oficinas focaremos na produção de arte e educação com resíduos sólidos. As oficinas têm como o objetivo de levar conscientização e alternativas sustentáveis por meio da arte e do aprendizado de ciência e tecnologia ao público da terceira idade. O projeto visa atender a necessidade de redução, restauração, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos produzidos pela sociedade, ao mesmo tempo que são abordados os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. Através das oficinas, busca-se ações de reaproveitando de materiais que antes eram vistos apenas como lixo, enquanto simultaneamente gera uma alternativa de renda extra através da arte. De modo simples e objetivo, o projeto proporciona ao público atendido, conscientização, conhecimento, informação e as técnicas necessárias para transformar materiais em arte e educação sustentável.  As aulas serão realizadas na EEL/USP, e no Eco Maker Space, localizado na Escola Milton Ballerini.

Responsável: Prof. Eduardo Ferro dos Santos

Período: abril a maio de 2020

Dia e Horário: terça-feira das 09h às 12h

Vagas: 12 vagas.

Pré-Requisito: Não Tem

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Disciplina Regular (Graduação)

Gestão de Negócios

OBJETIVO: Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração; Caracterizar as diversas áreas funcionais exixtentes nas organização; Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.

Responsável: Prof. Humberto Felipe da Silva

Período: 06 de março a 26 de junho de 2020