USP firma parceria com a Prefeitura de Lorena em prol da melhoria da Educação Básica

Por Simone Colombo

No dia 09 de abril, foi celebrada uma parceria entre a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Lorena. A ideia é que a USP auxilie na condução de ajustes da gestão escolar que resultem em melhorias na educação básica. O projeto, que será desenvolvido ao longo de 10 anos, irá envolver as escolas municipais da Educação Infantil e de Ensino Fundamental até o nono ano.

O coordenador do projeto é o Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos, da USP de Lorena. Ele lembra que o desejo de interferir positivamente na Educação Básica já vem sendo trabalhado há alguns anos.  A unidade de Lorena vem se aproximando das escolas da cidade, desde 2005, quando houve a primeira Olimpíada de Física de Lorena. A competição ampliou-se, mais tarde tomou a forma do “Movimento Com Ciências” e atraiu os olhares de centenas de estudantes da região para as competições ciências exatas e biológicas. Essa aproximação abriu a mente dos jovens participantes para a possibilidade de ingresso na Universidade. “Muitos deles que participaram dessas ações ingressaram na USP e outras instituições de ensino superior e até já se formaram” destaca o idealizador do convênio. Já em 2011, com o propósito ainda mais firme de realizar uma interferência mais direta na qualidade do ensino, a Unidade de Lorena criou o curso de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências. O curso dá subsídios aos professores da região para desenvolverem projetos educacionais embasados em metodologias ativas, novas tecnologias e formas inovadoras de ensinar que estejam conectadas ao mundo contemporâneo dos jovens.

O Professor da USP, Dr. Carlos Alberto, comenta que o convênio firmado entre a EEL e a Prefeitura vai ao encontro da proposta do Programa USP Municípios. Uma das questões importantes que aparecem no nosso país hoje envolve o Sistema Nacional de Educação, conta o Professor Carlos Alberto. “É nessa questão que podemos, nesse momento, acompanhar e propor de forma colaborativa e com constantes diálogos, um meio de descentralizar a gestão das escolas no município de Lorena”.

Para o ano de 2019 estão previstas 15 reuniões entre os pesquisadores envolvidos no projeto, gestores e professores de educação infantil. As reuniões buscarão compreender quais são as os melhores caminhos de cada escola levando em consideração suas peculiaridades. O Convênio também prevê cursos de aperfeiçoamento continuado para os professores e ao final do ano letivo um workshop onde serão apresentados trabalhos e discutidas as propostas de modificações no ensino identificadas durante o exercício.

Um dos motes que incentivam a intervenção da Universidade no Ensino básico são os dados do último Saeb (Avaliação realizada pelo Governo Federal a cada dois anos) do INEP/MEC. O resultado indica que a cada 10 alunos que terminam o ensino médio, apenas 3 adquirem conhecimentos essenciais.  Na visão do coordenador do projeto, o problema tem que ser tratado desde cedo.  “Não tem como atuar na melhoria do ensino se não começarmos pela base! Por isso também o projeto tem a expectativa de duração de 10 anos. Para que essas mudanças não aconteçam de forma brusca, mas sim, gradativamente, consistentemente e com calma!” argumenta o idealizador do projeto. Ele destaca ainda que devido esse longo período de aplicação é essencial que o projeto se mantenha alheio às mudanças políticas, pois tem um objetivo grandioso que é a melhoria efetiva da educação no Município de Lorena.

A pluralidade de competências e das pessoas que participam da proposta foi ressaltada pelo o Vice-diretor da EEL, Prof. Amilton Martins dos Santos. Além da USP e da Prefeitura, também fazem parte do projeto profissionais da UNIFATEA, IFCE/ITA, UNESP, UNITAU e UNISAL.  O Vice-Diretor da EEL vê esse projeto como uma causa nobre e intrinsicamente suprapartidária.  “Vivemos numa situação crítica no nosso país. Passamos por uma crise econômica e de ética. Esse projeto deve permanecer vivo independentemente de qualquer ideologia, pois visa única e exclusivamente avanços concretos e essenciais para o desenvolvimento da educação”. Santos lembrou que na EEL, alguns docentes já estão implantando novas metodologias de ensino, trazidas de outros países, onde o aluno aprende parte do conteúdo didático trabalhando na resolução de problemas reais, os chamados, “cases”. Para ele as perspectivas de melhorias no ensino da cidade de Lorena são muito boas. “Temos cidades no país com elevados índices de rendimento no ensino fundamental. Por que não buscar o mesmo para o nosso município?” Indaga. Ele prossegue “Não tenho dúvida de que em breve estaremos vendo na mídia, a cidade de Lorena sendo citada como exemplo de educação infantil e fundamental de qualidade”.

O Secretario de Educação do Município, professor Júlio Brebal reforça que devido sua importância no cenário local e brasileiro, o projeto deve estar sempre acima de interesses particulares, pois visa um bem maior, que é a formação de pessoas como um todo. “Disso o país precisa! Tenho certeza de que estamos iniciando hoje um projeto de futuro com um objetivo: o desenvolvimento do ser humano!”

.