Professores da USP lançam livro pioneiro que fala sobre a estrutura dos géis inteligentes e suas aplicações.

Um livro de géis, o que pareceria a princípio? Algo como a cozinha de doces coloridos, de esticar e puxar, ou algo como gelatinas coloridas que poderiam produzir muitos e saborosos efeitos. De fato, gelatinas comestíveis são géis, e, como a maioria deve saber, são formados pela dissolução de certa quantidade de um pó numa grande quantidade de água (adicionada à quente), e depois posta para esfriar e endurecer. Pronto! Temos um delicioso prato culinário feito por uma fração de sólido e grande quantidade de líquido. O curioso é - e o que pode ser o começo de uma investigação científica -  por que ao dissolvermos a mesma quantidade de açúcar, no mesmo volume de água, não formamos algo como uma gelatina? Por que apenas a dissolução do açúcar acontece?

A esta pergunta, a química de sistema coloidais nos dá uma pista: algumas substâncias ao se dissolverem formam estruturas, como arranjos ou associações, muito pequenas e invisíveis a olho nu. Estas estruturas invisíveis podem se organizar em escalas sub-microscópicas, ou nanométricas, formando nanoestrutruras que dependendo do arranjo e grandeza atuam como fibras que “seguram” as moléculas do solvente, o que leva à formação do gel: sistema de natureza semi-sólida – viscoelástico – formado pela estruturação do solvente decorrente de um emaranhado sólido por todo volume. A gelatina se forma pelo emaranhamento de polímeros-colágenos aprisionando o líquido.

O livro “Nano Design for Smart Gels” (Elservier, 2019, 262 páginas) é o primeiro a reunir essa temática onde são discutidos os conceitos e classificações fundamentais que regem essa classe de material pertencente à Química Coloidal ou, mais propriamente, à área Soft Matter. Além dos conceitos básicos são apresentados vários exemplos de uso de sistemas gelificados em diversas áreas científicas como Biologia, Biomedicina, Química Ambiental e Eletrônica e Óptica Molecular e Supramolecular.  Enfatiza-se na publicação a aplicação desses sistemas para o aperfeiçoamento e evolução de materiais fabricados à partir de nanoestruturas, e para nanotecnologias.

A obra é de autoria do Prof. Dr. Eduardo Rezende Triboni, e a Phd Rebeca Bacani ambos da Escola de Engenharia de Lorena (USP) e dos Professores. Dra. Fabiane Trindade e Dr. Mário Jose Politi do Instituto de Química da USP.

“Nano Design for Smart Gels” é destinado à pesquisadores da área de design e formulação de géis e pode ser encontrado nas principais livrarias do ramo.

Mais informações (12)3159-5328 - tribonier@usp.br