Nota de Falecimento - Profa. Dra. Heizir Ferreira de Castro

É com muito pesar que comunicamos o falecimento, na data de hoje, 24/12, da Professora Dra. Heizir Ferreira de Castro, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP.

Na EEL, a docente já ocupou diversos cargos administrativos na Instituição onde atuou por 43 anos sendo Presidente da Comissão de Pós-graduação, Presidente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e duas vezes Chefe do Departamento de Engenharia Química.

Além de atuar fortemente como pesquisadora na área de Biocatálise , a docente já orientou diversas dissertações de mestrado, teses doutorado, supervisionou projetos de pós-doutorado e orientava também alunos em iniciação científica.

É certo que a comunidade científica perde hoje um grande nome.  “Heizir deixa para todos nós um exemplo de dedicação e amor à ciência. Formou um número expressivo de discípulos, e a grande maioria deles está hoje seguindo o seu exemplo e honrando o seu nome” destacou o Professor Amilton Martins dos Santos, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EEL.

A Professora Liana Rodrigues, Chefe do Departamento de Engenharia Química da EEL, consternada, destaca que a Profa. Heizir sempre foi atuante em promover melhorias tanto no seu Departamento, quanto na pós-graduação e que, por onde passou, marcou a vida de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, não só como profissional, mas como um ser humano sempre disposto a ajudar a todos.

A Diretoria da EEL lamenta profundamente esta perda irreparável para a Escola. A professora Heizir, durante todos esses anos, construiu uma carreira respeitável; era uma cientista extremante dedicada e competente e grande formadora de pessoas. Deixará uma grande lacuna em nossa comunidade acadêmica.

Assim, expressamos nossas sinceras condolências à família e amigos pela inestimável perda.

. . .

A professora Heizir será sepultada amanhã, 25/12, entre 16 e 17h, no  Cemitério Campo da Esperança-Unidade Asa Sul, na cidade de Brasília, cidade onde residem os familiares. Não haverá velório em Lorena.