Pular para o conteúdo principal

Nota da Reitoria da USP em defesa da democracia brasileira

São Paulo, 8 de janeiro de 2023.

A Universidade de São Paulo (USP) não aceita, não tolera e não admite agressões à democracia. Comprometida com a Constituição Cidadã de 1988 e com os Direitos Humanos, a USP repudia os atos criminosos e terroristas praticados por vândalos ridículos, que depredaram as sedes dos três poderes da República hoje, dia 8 de janeiro, em Brasília.

Os arruaceiros fanáticos mancharam de vergonha a capital federal na data de hoje. Entidades do mundo todo, representantes de governos estrangeiros e instituições democráticas rechaçam a baderna e se solidarizam com o novo governo brasileiro, eleito e empossado legitimamente.

Pela presente nota, a USP vem se somar aos que defendem a nossa República e rechaçar os que promovem a destruição, movidos pelo ódio e pela ignorância. A Universidade exige o esclarecimento imediato dos fatos e a punição dos responsáveis pelo terrorismo. Ditadura nunca mais. Democracia sempre.

Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP
Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP

 

A Reitoria e a Faculdade de Direito (FD) realizam, no dia 9 de janeiro, ao meio-dia, um ato público em defesa da democracia.  Acompanhe pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8GFib1M-EEw
_ _ _ 

O Diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL)  subscreve a nota junto aos pró-reitores, diretores de Faculdades, Institutos e Museus e dirigentes da USP.

Veja todos que subscrevem a nota no link: https://jornal.usp.br/institucional/nota-da-reitoria-da-usp-em-defesa-da-democracia-brasileira/