Manual do Calouro 2023 - Bem-vindos à USP!

Que bom que você escolheu a EEL!

Você acaba de ingressar em uma universidade pública, gratuita e reconhecida como uma das melhores do mundo. Para aproveitar ao máximo sua experiência, o Jornal da USP reuniu as informações que todos os calouros e calouras precisam saber para entender o que é a USP e aproveitar as oportunidades, serviços e atividades que a sua nova casa oferece.

RECEPÇÃO

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Em 2023, o tema escolhido foi “Bem-vindos ao inesquecível!”.

Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais, todas presenciais. A campanha estará disponível em breve também on-line.

DISQUE-TROTE

Sua recepção na Universidade não foi tão boa? Qualquer tipo de manifestação estudantil – dentro ou fora da USP – que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento deve ser denunciada. A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

Atendimento: segunda a sexta, 8h às 20h
(na semana de recepção até às 21h)
Atendimento on-line: via e-mail (disquetrote@usp.br)

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO

O ingressante deverá apresentar a comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) com as doses de reforço até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula da sua respectiva chamada. O comprovante será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade. Os dados irão constar no aplicativo e-Card USP.

Para a comprovação, valem o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; ou o certificado disponível no aplicativo Poupatempo Digital.

Acesse todas as informações essenciais aos ingressantes no  Jornal da USP:  https://jornal.usp.br/universidade/manual-do-calouro-apresenta-a-usp-aos-novos-ingressantes/

_ _ _

Todas as informações referentes à matrícula você encontra no MANUAL DO CANDIDATO 2023: