Pular para o conteúdo principal

Lorena participa do Pint of Science. Festival leva a ciência para os bares da cidade

Por Simone Colombo


Levar a ciência para ser discutida na mesa do bar pode ser uma forma de popularizar conhecimentos científicos. Essa é a aposta do Pint of Science: festival que acontece simultaneamente em diversos países e visa aproximar os cientistas da população promovendo um diálogo descontraído. 

Em sua 5ª edição no Brasil o Pint of Science alcançará 85 cidades brasileiras. O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio, simultaneamente em 24 países. Lorena sedia o festival pela segunda vez e as atividades serão realizadas a partir das 19h30 na República do Barão e no Lop’s Chopperia, ambos no Centro da cidade.

 

Quem comparecer poderá ficar sabendo detalhes da matéria e do Universo, o que são alimentos transgênicos, como a ciência ajuda a vida dos peritos criminais, por que existem teorias que negam a ciência (antivacinas, terraplanismo e anticlima)  e como elas afetam nossa realidade, quais os riscos que corremos ao com o movimento antivacinas e as curiosidades da Tabela Periódica.  


Os pesquisadores que participam do evento são todos voluntários e os estabelecimentos que sediam os encontros também.

Em Lorena o evento está sob a organização dos Professores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP:  Talita Martins Lacerda, Gabrielle Weber, Fernando Segato, Eduardo Triboni e da pesquisadora Rebeca Bacanni com apoio dos alunos de graduação: Sarah Mesquita, Maria Clara Sartori de Paula e Francisco Tavares.


A entrada é franca e os interessados pagam apenas o que consumirem. Não é necessário fazer inscrição, basta chegar e se acomodar nos locais onde acontece o festival e aproveitar a oportunidade de ver a ciência um pouco mais de perto.

Mais informações no site: http://pintofscience.com.br/


Confira a programação:

 


Lop's Chopperia

 

Dia 20/05

Das 19h30 às 21h30

Tabela Periódica: tem muita química aqui! Você sabia que 2019 é o ano internacional da Tabela Periódica? Mendeleev e Meyer, em trabalhos independentes, tiveram a ideia de organizar os elementos químicos de um jeitinho diferente. E não é que deu certo? Conhecida como Tabela Periódica, a palestrante Mariete vai nos contar um pouco mais sobre essa tabela tão querida pelos químicos.

Pesquisadora: Mariete Barbosa Moreira Graduada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá, Doutorado em Química na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP e Pós-doutorado em Química de Coordenação no Departamento de Química Inorgânica e Geral do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professora substituta no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Capivari.

 

 

Dia 21/05

Das 19h30 às 21h30

Por que negamos a ciência? "É pau, é pedra, é o fim do caminho"? Por que negamos a Ciência? Por que atualmente temos uma grande quantidade de grupos de negação à ciência? Antivacinação, terraplanismo, anticlima? Teorias da conspiração, fake news, pós-verdades e desprezo pelo conhecimento. Questionando o formato da Terra, as vacinas, as teorias científicas e a própria história, a “legião de imbecis”, à qual se referiu o crítico italiano Umberto Eco, está dominando as redes sociais e nos fazendo perguntar: onde foi que erramos?

PesquisadoresAislan Camargo Maciera Pós-Doutorado na área de Literatura Italiana. Possui Doutorado em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e graduação em Letras, com habilitação em português e italiano, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Alex Neriz Turci Doutor em Ciências Sociais pela UFSCar, professor de História Social e Política, Sociólogo e Filósofo.

 

 

Dia 22/05

Das 19h30 às 21h30

Alice no País dos Transgênicos!  Num belo dia, Alice estava recostada em uma árvore, quando uma maçã caiu em sua cabeça. Alice, com fome, comeu. Mas, ela não sabia que era uma maçã transgênica. Organismos Geneticamente Modificados: como são feitos e quais os maiores mitos/verdades que circundam esse tema?

Pesquisador: Fernando Segato - Graduado em farmácia e bioquímica (2002), com doutorado em genética e biologia molecular de microrganismos pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado em biotecnologia e desenvolvimento de sistemas de expressão pela Oklahoma State University, Estados Unidos, foi pesquisador na área de biotecnologia do Technical Research Center of Finland (VTT). Atualmente é Professor no Departamento de Biotecnologia da Escola da EEL-USP.

 

 

República do Barão

 

Dia 20/05

Das 19h30 às 21h30

Na intimidade da matéria e do Universo. Quais os instrumentos que utilizamos para descobrir os segredos das partículas que compõe o átomo até a maior das galáxias? O Large Hadron Collider (LHC) é uma das maiores realizações científicas da humanidade. A descoberta do bóson de Higgs em 2012, confirmando a previsão teórica de Brout, Englert e Higgs, completou o modelo padrão das partículas e campos. Agora os experimentos do LHC trabalham tanto na busca de indícios sutis de novos fenômenos físicos como na confirmação de previsões cada vez mais delicadas do modelo padrão.

Pesquisador: Thiago R. F. P. Tomei Físico formado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Doutor em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (IFT-UNESP). Pós-Doutorado "Ciência sem Fronteiras" no CERN. Pesquisador IV do Núcleo de Computação Científica da UNESP desde 2016. Participante do projeto SPRACE e professor no NCC-UNESP.

 

Dia 21/05

Das 19h30 às 21h30

De graça até injeção na testa? Vacinas, Fake News e um futuro seguro para a Humanidade. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde incluiu o movimento antivacina na lista das dez maiores ameaças à saúde global. O que pode estar por trás dos movimentos antivacinação? Ignorância, má-fé ou disseminação de notícias falsas? Infelizmente, com a popularização da internet e a ação de grupos que têm por objetivo desacreditar a Ciência, boatos, mentiras e fake news têm sido propagados. Quais os perigos de não continuarmos a imunização da população?

Pesquisador: Fábio Herbst Florenzano. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Foi professor adjunto da Unifal-MG. Atualmente é Professor no Departamento de Engenharia de Materiais da Escola da EEL-USP.

 

Dia 22/05

Das 19h30 às 21h30

Perícia Criminal e Ciência: deu match! O que você acha que um Perito Criminal faz? Coloca óculos escuros enquanto ouve The Who? Você sabe como um cientista pode ajudar a desvendar crimes? Como uma mancha de sangue aponta não só a autoria, mas também a dinâmica de um homicídio? Quer saber mais sobre impressões digitais, balística e toxicologia (inclusive do álcool). Nesta breve palestra, o perito criminal Júlio Ponce irá abordar temas como: cálculo de velocidades em acidentes de trânsito, balística, manchas de sangue e Toxicologia Forense. Já pensou aprender sobre os efeitos do álcool enquanto saboreia um pint geladinho de cerveja?

Pesquisador: Julio de Carvalho Ponce Bacharel em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo e em Farmácia - Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Mestre em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. É perito criminal de 2a classe da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Governo do Estado de São Paulo. Doutorando na Faculdade de Medicina da USP.