EEL realiza a 5ª edição do Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção (SAEPRO)

Simone Colombo

Entre os dias 19 e 20 de agosto aconteceu, de forma remota, a 5ª edição do SAEPRO – Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção. Com uma programação bastante diferenciada, o evento trouxe a tona discussões atuais e pertinentes ao universo da Engenharia de Produção.  Na ocasião da abertura (19/08, às 9h), o Professor Herlandí Andrade, coordenador do evento lembrou que o objetivo do SAEPRO é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre a academia e os profissionais de Engenharia de Produção (EP) e áreas correlatas.

O Diretor da EEL, Prof. Silvio Silverio da Silva destacou a dedicação do Prof. Herlandí e toda equipe organizadora do SAEPRO, evento que tem repercutido de forma brilhante entre profissionais e estudantes da área. “O curso de EP da EEL tem se destacado entre as demais escolas de EP do país e esse evento, de certa forma, tem se tornado uma referência. Só para termos um exemplo, só nas duas últimas edições que foram transmitidas pelo YouTube, somamos mais de 10 mil visualizações”. Prof. Silvio lembrou ainda que esse tipo de atividade além de ser de extrema importância para formação dos alunos, representa fortemente os 3 pilares da Universidade: produção científica, ensino e difusão do conhecimento. “Entendemos que a formação de um engenheiro não deve se dar apenas em sala de aula, ela deve ultrapassar os muros da Universidade nessa dualidade que existe  entre a teoria e a prática”

O SAEPRO tem se mostrado um evento extremamente importante para a Unidade de Lorena e certamente será impactante na formação dos nossos alunos assim como foram as edições anteriores” destacou o Vice-Diretor da EEL, Professor Durval Rodrigues Junior. Ele salientou que a programação com ricas discussões em áreas extremamente importantes para área de EP certamente serão um diferencial para a formação dos alunos da EEL.

O envolvimento dos alunos na organização e a participação deles no evento foi destacado pela Profa. Elisangela Moraes, Presidente da Comissão de Graduação, que na ocasião, também representou o Departamento de Engenharia Química da EEL, que aloca o curso. Para a docente, eventos como esse são uma ponte para a atualização profissional ainda na academia.

Finalizando a cerimônia de abertura, o Prof. Herlandí agradeceu aos palestrantes e colaboradores que aceitaram a contribuir para o SAEPRO, à coordenação científica do evento, em nome do Prof. Eduardo Ferro; do coordenador administrativo, Prof. Antônio Iacono; e dos Profs. Marco Antônio Pereira, Messias Borges Silva e Fabrício Maciel, também integrantes da comissão organizadora; ao técnico Divanildo de Souza e aos alunos: Lucas Araújo Cavalcanti, Luca Moreira Venditi e João Facioli e ao Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEP).

Com o trabalho de toda essa equipe o SAEPRO apresentou:

-  45 convidados, entre palestrantes e moderadores.

- 6 Palestras Nacionais (UNIFEI, UERJ, UFSCar, USP, Berthas)

- 3 palestras internacionais (Rollins College (USA), University of Surrey (UK) e Imperial College (UK).

- Moderadores provenientes da EEL-USP (em sua maioria), UFF, UNISAL, Fatec, UNESP, Hub de Inovação de Taubaté e INPE.

- 3 Mesas Redondas (UFF, UFSC, IFSC, IME, Marinha do Brasil, EEL-USP, UNISAL)

- 10 sessões técnicas (para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados)

- 102 trabalhos submetidos

- Participantes de diversas partes do país (de norte a sul).

A programação completa você confere no site do evento que contou com o apoio institucional: UNESP (Campus de Guaratinguetá), UNISAL, FATEC Guaratinguetá, Programa de Pós-Graduação Gestão e Inovação na Indústria Animal (FZEA-USP), Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Serviços (UFF), Hub de Inovação de Taubaté.

Os vídeos das palestras, mesas e sessões técnicas serão disponibilizados no canal da Engenharia de Produção no YouTube: