EEL participa da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia com o Show de Ciências e atividades lúdicas

De 07 a 12 de novembro, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, participa com o Show de Ciências, da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) de Pindamonhangaba e Roseira. O tema da SNCT desse ano é o Bicentenário da Independência do Brasil comemorado em 2022.  As atividades acontecem no Shopping Pátio Pinda, na cidade de Pindamonhangaba-SP. A participação da EEL se dá por meio de um convênio firmado entre a USP e a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.

A SNCT tem como objetivo mobilizar jovens e crianças em torno de atividades que envolvam ciência e tecnologia e estão sendo realizadas pelas Prefeituras de Roseira e Pindamonhangaba por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FINEP – Inovação e Pesquisa e CNPq do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações em parceria com a USP.

De forma divertida, o Show de Ciências da EEL, projeto de divulgação e difusão da ciência idealizado pelos professores Carlos Yugiro Shigue e Sandra Schneider, revela conceitos científicos a partir de apresentações lúdicas e teatrais que atraem o interesse de jovens e crianças despertando-os para a ciência intrínseca em atividades simples do nosso cotidiano. O grupo que apresenta o Show é formado por alunos bolsistas da EEL.

A participação da EEL na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também inclui novas abordagens para disseminação de conceitos científicos nos estudantes. Os participantes interagem e atuam ativamente em atividades que fogem do tradicional de transmissão do conhecimento, sendo elas:

-  As mesas de matemática que abordam temas como: Perspectiva, real deformado, jogo da velha, de Pitágoras a Fermat, volume das pirâmides, áreas e quebra cabeças, cálculos e algoritmos;

- Oficina de origami;

- Atividades de neurociências;

- Robótica educacional (construção do Robô escova);

- Competição de lançamento de foguete;

- Projeto Casa Verde (importância de preservação do meio ambiente numa contação de estória).

A organização estima que cerca de 1500 estudantes participem das atividades da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia instaladas no Shoping Pátio Pinda até o final do evento.