EEL em busca da excelência no ensino

Através da CDIO, CIE da EEL pretende promover inovação e melhorias no ensino de Engenharia.

Cada vez mais as empresas exigem dos engenheiros qualificações que extrapolam as grades curriculares das universidades. Para esse gargalo do mundo contemporâneo percebeu-se a necessidade de oferecer aos estudantes de engenharia a oportunidade de adquirir aptidões extras e habilidades que vão além da teoria, para que haja um desempenho ideal da profissão junto as empresas.

Sempre preocupada em oferecer melhores oportunidades de aprendizado, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, desde o dia 12 de janeiro, agora faz parte da CDIO (Conceiving — Designing — Implementing — Operating). “A iniciativa consiste em apresentar uma estrutura educacional inovadora, que forneça aos alunos uma educação que enfatize os fundamentos da Engenharia definidos no contexto de Conceber - Projetar - Implementar – Operar (CDIO) sistemas e produtos do mundo real”, conta o Prof. Herlandí de Souza Andrade, Presidente da Comissão de Inovação em Educação (CIE) da EEL, criada pela Portaria 01/2021 da Diretoria da Escola.

Fazem parte da CIE, os Professores da EEL: Herlandí de Souza Andrade, Eduardo Ferro dos Santos, Elisângela de Jesus Cândido Moraes, Juan Fernando Zapata Zapata, Luiz Tadeu Fernandes Heleno, Marco Antonio Carvalho Pereira, Messias Borges Silva, Robson da Silva Rocha, Sebastião Ribeiro e Valdeir Arantes. Estes professores representam os cursos de graduação em Engenharia da EEL. Entre os Servidores Técnicos e Administrativos estão: Divanildo de Souza, Luis Gustavo Santos Correard e Shirley Batista Ultramari; e como representante discente temos a aluna Vitória Ferreira Varão. A CIE tem como missão apoiar e coordenar a implantação de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, considerando os padrões da Iniciativa CDIO, na Escola de Engenharia de Lorena da USP.

Centenas de escolas do mundo todo participam da iniciativa. Europa, América do Norte, Ásia, Reino Unido-Irlanda, América Latina, Austrália, Nova Zelândia e África reúnem, por meio do CDIO, professores que reconhecem que a educação em Engenharia é adquirida em um longo período e em uma variedade de instituições, e que os educadores em todas as partes desse espectro podem aprender com a prática em outros lugares, explica o Prof. Herlandi Andrade.

A primeira reunião da comissão aconteceu de forma remota no dia 08 de fevereiro e contou com a participação de todos os membros locais junto a Direção da EEL/USP; o Prof. Silvio Silverio da Silva (Diretor) e o Prof. Durval Rodrigues Junior (Vice-Diretor).

O Prof. Herlandí conta que percebeu que os integrantes estão muito empolgados com a criação da Comissão e por fazerem parte dela. Ele destaca: “A comissão irá trabalhar para criar as oportunidades para a busca da melhoria contínua ou para perseguir a excelência na educação na EEL-USP”.

A Presidente da Comissão de Graduação (CG) da EEL, Professora Elisângela Moraes, destacou a importância da aproximação de toda a comunidade acadêmica da EEL-USP, para cumprir com o objetivo da Comissão de maneira colaborativa, em um trabalho muito próximo com a Comissão de Graduação, com as Coordenações de Cursos, outras instâncias da EEL e, principalmente, com os docentes.

A CIE já está planejando para o dia 24 de fevereiro, das 13 às 15h30, uma palestra para apresentar a Iniciativa CDIO à comunidade acadêmica.

Mais informações sobre a CDIO: http://cdio.org/.