EEL destina 9,32 toneladas de resíduos químicos para o tratamento adequado.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2021 a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP destinou 9,32 toneladas de resíduos químicos para o tratamento adequado conforme a legislação e as boas práticas ambientais de gerenciamento de resíduos. Esses resíduos foram gerados nas atividades laboratoriais de ensino e pesquisa da EEL nos últimos 5 anos e estavam acondicionados no abrigo de resíduos aguardando o desfecho do processo de compra compartilhada e gerenciada pela Prefeitura da USP do campus da capital (PUSP-C).

A EEL foi o primeiro campus a ter os resíduos químicos coletados em 2021 e atualmente possui um passivo de resíduos de cerca de 20 toneladas, acondicionados nos abrigos de resíduos químicos nas Áreas I e II. “Assumimos um grande passivo de resíduos e desde então a Prefeitura do Campus da EEL vem implementando uma série de ações na área deEELresíduos Gerenciamento de Resíduos. Recentemente foi nomeada a Comissão de Resíduos do campus, presidida pela Profa. Dra. Mariana Kasemodel e o Comitê Técnico de Gestão Ambiental, presidido pelo Prof. Dr. Robson da Silva Rocha, cujo principal objetivo é elaborar o Plano Diretor Ambiental da EEL, onde o gerenciamento de resíduos é uma parte muito importante”, afirmou André Moura, responsável pelo Setor de Segurança e Resíduos da PUSP-L.

A coleta de resíduos na EEL contou com o apoio da chefe da área técnica de Gestão de Resíduos e Recursos Naturais da PUSP-C, Aline Mellucci. “A gestão centralizada de resíduos realizada pela PUSP-C tem a vantagem de reduzir os custos, pois concentra maior quantidade de resíduos dos campi da USP, além de diminuir os impactos administrativos dessa atividade nas unidades, tornando os processos mais ágeis e eficientes”, explica.

foto2Agora, a empresa contratada pela USP fará a coleta de resíduos nos demais campi da universidade e ao final desse processo de prestação de serviço existe a possibilidade da USP pedir um aditivo de contrato de até 25%, o que abre a possibilidade para a EEL reduzir ainda mais o passivo de resíduos gerados nestes últimos anos. “Já estamos realizando o planejamento financeiro de 2022 e com certeza vamos disponibilizar recursos financeiros para esta finalidade, a nossa meta para 2022 é zerar o nosso passivo de resíduos e implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos para toda a unidade”, salientou o prefeito do Campus da USP de Lorena,  Prof. Amilton Martins.

Texto e fotos: André Moura (EEL)