EEL: Alunos do Projeto Criança Feliz se mobilizam para ajudar famílias lorenenses durante a pandemia

Apesar das aulas da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP estarem sendo ministradas a distância, nem todos os alunos da unidade retornaram para suas cidades de origem.  Boa parte deles permaneceu em Lorena e está engajada em ajudar a quem precisa.

É o caso dos alunos que fazem parte da Associação Socioeducativa Projeto Criança Feliz (PCF).  O Projeto atende oficialmente cerca de 130 crianças e jovens entre 3 e 18 anos que pertencem a famílias da cidade de Lorena que passam por dificuldades socioeconômicas.

As atividades do PCF são presenciais e realizadas aos sábados, ná Área II do Campus da USP de Lorena, aonde alunos voluntários, de diversos cursos da EEL, interagem com os assistidos levando a eles intervenções educativas, recreativas e culturais. O objetivo é desenvolver habilidades e competências que despertem nestes jovens o protagonismo de suas vidas. O PCF também dá suporte aos familiares dos jovens assistidos oferecendo a eles orientações técnicas para empreender e encontrar uma renda alternativa que os auxilie no sustento da família.  Com a pandemia da Covid-19, os encontros foram suspensos.

Sensibilizados com a situação dos participantes diante da crise econômica provocada pela pandemia, os alunos da EEL envolvidos no projeto decidiram arregaçar as mangas e criaram o “Cesta Feliz”.   “No final de março começamos a perceber que a quarentena não iria acabar tão rápido quanto imaginávamos a princípio e que ela trazia efeitos socioeconômicos graves para nossas famílias, que contemplam as classes D e E da sociedade. Dessa maneira decidimos agir rapidamente, juntar forças e começar essa campanha que já ajudou mais de 700 vidas na pandemia”. Salienta Carolina Destro, Diretora de Captação de Recursos e Relações Externas do PCF.

Inicialmente o “Cesta Feliz” tinha a intenção de mitigar os efeitos da crise para as 80 famílias que são oficialmente atendidas pelo PCF. No entanto, a campanha teve grande aceitação e a ação acabou atingindo o dobro de famílias. Os recursos foram obtidos por meio de uma vaquinha virtual e arrecadação física de alimentos. O grupo contou com a solidariedade de diversas pessoas de inúmeras cidades, bem como professores, funcionários, alunos, parceiros e moradores de Lorena.

Para levar as cestas o grupo segue protocolos de higiene e distanciamento "Foi realizada toda uma logística para as entregas serem efetuadas na casa de cada família, evitando que essas se deslocassem de suas residências. Contamos com a ajuda de voluntários e até um amigo do Projeto que trabalha com transporte e nos ajudou com um caminhão", diz Carolina.   Durante a distribuição a equipe do PCF usa máscaras, luvas e possuem um frasco de álcool em gel, sempre à mão. Para eles, a parte mais dura é manter o distanciamento, visto que durante o projeto laços afetivos são construídos entre os jovens assistidos e os voluntários que participam do PCF. “Foi difícil não abraçar as crianças quando as víamos, mas mantivemos distância” Confessa Carolina. Nesse caso, a distância é um ato de amor.

Nas duas primeiras edições as cestas foram acompanhadas de um livreto informativo com as principais informações da Covid-19 (sintomas, transmissão, prevenção, números para a central de dúvidas de Lorena), cartilha de atividades para crianças, informações a respeito de hábitos corretos e essenciais de higiene. O grupo também entregou máscaras de pano e kits de higiene e limpeza.  Além disso, os jovens do PCF deram assistência e orientações para que todas as famílias tivessem acesso aos auxílios governamentais que foram disponibilizados durante a pandemia.

Na última ação do “Cesta Feliz”, em 04/07, além dos itens usuais entregues nas edições anteriores, o PCF levou kits de material escolar e frascos de álcool em gel para as famílias. O material foi doado pela Cervejaria Ambev. Recentemente o Projeto recebeu álcool em gel da ATS Color do Brasil e conseguiu as embalagens para evasão de duas empresas, Lorenpet (Grupo Valgroup) e Confraria das Tampas.

As cestas foram entregues nos meses de abril, maio e junho. Segundo Carolina, na primeira ação, que aconteceu em abril, foram atendidas 85 famílias, em maio, 133 e em junho 150. “Além das famílias oficialmente atendidas pelo Projeto, foram atendidas famílias indicadas pelos assistidos geralmente vizinhos e/ou familiares que também passam por dificuldades nesse momento”. Revela Carolina.

O Projeto Cesta Feliz pretende continuar.  Para o grupo essa ação está sendo um suporte de fundamental importância para estas famílias nesse momento de crise sanitária e social.

Para mais informações sobre o PCF acesse:

Se quiser contribuir com a ação e ajudar o grupo a dar continuidade a esse projeto entre nesse link e doe qualquer quantia: http://vaka.me/1126691