Pular para o conteúdo principal

Desde o começo do ano o Colégio Técnico mantido pela EEL está sob nova Direção

Com mudanças administrativas e a implantação do novo Ensino Médio, Prof. José Mário deixa a direção e Profa. Elisângela assume o comando do Colégio.

 

Por Simone Colombo

 

Desde o dia 13 de janeiro de 2022 a Professora Elisângela Moraes e o Professor Arnaldo Márcio assumiram, a pedido da Diretoria da EEL, a Direção do Colégio Técnico (COTEL) mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL).

 

O Colégio, que oferece curso técnico em Química concomitante ao Ensino Médio, fundado em 1993 pela extinta FAENQUIL (Autarquia que deu origem à EEL), teve à sua frente o Professor José Mário Pinto de Oliveira por 22 anos.

 

“O grande desafio para essa nova era do COTEL é manter a qualidade de ensino elevada paralelamente às mudanças intrínsecas à implantação do novo Ensino Médio, informa a nova Diretora do Colégio, a Profa. Elisângela Moraes. As mudanças estão sendo implementadas em escolas públicas e privadas de todo o país e prevê, dentre outras coisas, o aumento da carga horária e um itinerário formativo flexível que atenda a necessidades profissionais previamente escolhidas pelos estudantes. Agora os estudantes podem optar pela área de conhecimento que desejam seguir (Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

 

Já vínhamos trabalhando há mais de um ano para implantação do novo ensino médio e serão necessárias várias adequações para as aulas, pois teremos itinerários diferentes”, conta a Diretora. Segundo ela, é a preparação de conteúdos novos, com itinerários formativos flexíveis, o maior desafio para os professores.

 

Imagem removida.A mudança também afeta a infraestrutura do Colégio, que agora irá demandar o dobro de salas de aula para atender ao novo ensino médio, já que as turmas serão divididas por áreas de interesse.

 

Outro desafio que a nova Direção do COTEL tem pela frente é realizar a Institucionalização do Colégio dentro da USP “Estamos trabalhando em um novo organograma, que está sendo analisado, e, uma vez institucionalizado, poderemos realizar concursos para criar um quadro permanente de professores só do COTEL, o que com certeza irá interferir positivamente na qualidade de ensino do Colégio”. Até então o Colégio conta com docentes e servidores voluntários da USP para ministrar aulas. A própria Professora Elisângela dá aulas no Colégio desde que ingressou na USP há 10 anos. Já o novo Vice-Diretor, o Prof. Arnaldo Márcio, ministra aulas no Colégio desde sua fundação.

 

O Prof. Arnaldo Márcio salienta que a inserção do COTEL na Universidade é primordial para elevar ainda mais a excelência de ensino do Colégio: “Temos perspectivas de que teremos mais recursos para melhorar a infraestrutura e melhorar ainda mais a qualidade de ensino, e essa inserção na Universidade nos trará mais condições”.

 

Professor José Mário: 22 anos de história a frente do COTEL

 

Prof. José Mario tinha 28 anos quando foi nomeado como Diretor do COTEL pelo Professor Antonio Clélio Ribeiro, na época Diretor da FAENQUIL. Segundo o Prof. Clélio, a nomeação foi uma decisão acertada diante de tantos desafios que o Colégio enfrentou: “Com o passar do tempo, o Professor José Mário mostrou que realmente era a pessoa mais indicada para exercer a direção do COTEL, haja vista o prestígio do Colégio Técnico na nossa região”.

 

O maior desafio encontrado pelo Prof. José Mario foi manter a qualidade do corpo docente. Desde a sua fundação, ministram aulas no colégio; docentes e servidores qualificados da USP. Não há remuneração extra para quem é da USP e ministra aulas no Colégio. A atividade é voluntária. Nesse período o ex-Diretor teve que contar com a amizade, simpatia e profissionalismo de muitos servidores da EEL, e precisou desenvolver várias ações para garantir a contratação de professores cujas especialidades não haviam dentro da Unidade, para que os alunos não ficassem sem aulas nem um dia. Mesmo com esse gargalo, o desempenho do Colégio sempre esteve em alto nível.

 

Imagem removida.Depois que a FAENQUIL deixou de existir, e passou a ser uma unidade da USP como EEL, houve alguns contratempos para o COTEL. A USP não tinha certeza em mantê-lo junto à Unidade de Lorena. O Coordenador pro-tempore da Unidade, e posteriormente Diretor pro-tempore e Diretor da EEL, Prof. Nei Fernandes de Oliveira Junior conta que essa questão foi resolvida em pouco tempo. “Logo de início fiquei conhecendo o Diretor do Colégio, um jovem de quem já tinha excelentes referências. Era tratado por todos como “Zé” Mário, o que reforçava a jovialidade que imprimia à sua aparência e à sua direção. Logo descobri que o COTEL funcionava quase como uma grande família, direção, servidores, docentes e alunos. Aos poucos tomei conhecimento dos números relativos ao desempenho dos formandos e me entusiasmei. E não tive dúvida em divulgar na USP meu entusiasmo, abrindo caminho para que a permanência acontecesse. E absolutamente não me arrependi. Durante todo o meu tempo como Diretor da EEL jamais tive qualquer problema com o COTEL. Ao contrário, em várias ocasiões tive o prazer de representar a Escola em cerimônias de premiação do Colégio por excelência de desempenho”.  O ex-diretor ressalta: “Hoje o COTEL é um patrimônio da EEL e da USP. E isto graças, sem dúvida, à competência, dinamismo e eficiência de sua direção nestas últimas duas décadas. E certamente não foram poucas as dificuldades enfrentadas”, salienta o Prof. Nei, que posteriormente foi nomeado Professor Emérito da EEL e que, mesmo depois de aposentado e morando em São Paulo, ministrou voluntariamente aulas de Física no Colégio.

 

O regimento do Colégio até previa uma eleição periódica, no entanto, como não possuía um quadro de técnicos e docentes próprios, não havia como realizar a eleição. Com os resultados positivos dos estudantes e as notas nos índices de desempenho, o Professor José Mário foi mantido no cargo pelos Diretores que assumiram a EEL ao longo dos anos mesmo depois que a USP assumiu o comando da Unidade de Lorena.

 

Ao longo dos anos, o COTEL demonstrou sua qualidade de ensino sempre em evolução, conquistando excelentes notas no ENEM, mantendo-se a frente das escolas da cidade e figurando entre as melhores escolas públicas do Estado e do país.  Além disso, desde 2009, o Curso Técnico em Química é certificado com o Selo de Qualidade do CRQ (Conselho Regional de Química), dado somente às melhores escolas técnicas de Química do Estado.

 

A excelência do COTEL também pode ser observada nos resultados dos vestibulares e concursos. A taxa de alunos que saem do colégio e ingressam direto em universidades públicas é de 50%.  (fig)

 

É certo que ter entre seus professores os profissionais da USP altamente qualificados faz a diferença nos resultados e na aprendizagem dos estudantes. Mas é o engajamento dos professores e funcionários, a relação humanizada entre servidores, direção e alunos, que dá o tempero entre os estudantes e o comprometimento escolar. 

 

Com o tempo, a experiência adquirida permitiu ao Prof. José Mário identificar quando os alunos estão com problemas.  São tantos anos em meio aos jovens que o José Mario consegue perceber a mudança de comportamento de um aluno, e chamá-lo para uma conversa entre amigos. Conhecer alunos pelo nome, ouvir desabafos, ser conselheiro, amigo, é dar seu “algo mais” para os jovens.

 

Agora, o novo regimento, elaborado por uma comissão já prevê que a Direção do Colégio seja ocupada por um servidor da USP.  José Mario é servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

 

Em 2021 participei da última formatura como diretor, com a sensação enorme de missão cumprida. Muito honrado pela confiança que foi depositada em mim pelos idealizadores do Colégio, o Prof, Carlos Roberto de Oliveira Almeida, o Prof. Nelson Pesciotta (que empresta o nome ao Colégio), e o Prof. Francisco Sodero de Toledo”, frisa o ex-Diretor do COTEL.

 

Prof. Sodero, que foi o primeiro Diretor do COTEL, observa que durante este longo tempo, por mais de duas décadas, José Mário exerceu o cargo com muita responsabilidade e empenho. “Pela sua competência e pela maneira gentil de tratar a todos se tornou admirado e respeitado pela comunidade escolar. Durante estes anos o Colégio ganhou estabilidade, notoriedade, tornando-se referência a nível regional.  Graças, sem dúvida, à direção de forma prática, idônea, séria e dedicada de seu Diretor.  Que, de forma tranquila, soube se cercar de pessoas também dedicadas, formando, integrando e dirigindo o trabalho em equipe com equilíbrio e maestria”.  Ele prossegue: “Damos as boas vinda à competente e querida Profa. Dra. Elisângela Moraes, desejando sucesso à frente deste novo desafio: levar adiante e manter o ensino com qualidade no COTEL”.

 

O Prof. Dr. Silvio Silverio da Silva, atual Diretor da EEL, e o Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior, Vice, têm certeza da correção em indicar a Profa. Elisângela para esta nova e importante etapa de funcionamento do COTEL, direcionando-o à completa inserção e institucionalização na EEL e na USP. Os alunos do COTEL têm atualmente acesso total aos Restaurantes Universitários, Bibliotecas, laboratórios didáticos, laboratórios de Informática, e toda a infra-estrutura da EEL-USP, inclusive com número e e-mail USP. Melhorias na infra-estrutura do Colégio estão sendo implementadas, o que o colocará em novo patamar de qualidade. A Diretoria da EEL agradece o trabalho realizado pelo Prof. José Mário, ex-Diretor do COTEL, e ao Sr. Evaldo Borges Silva, ex-vice diretor, pelo excelente serviço prestado ao longo de tantos anos.

O Prof. José Mário inicia agora um novo estágio de trabalhos na EEL, como responsável pelo Setor de Esportes da Unidade.