Desafio do Conhecimento da USP de Lorena premia melhores estudantes da competição

Por Simone Colombo

No dia 06 de dezembro aconteceu a cerimônia para homenagear os estudantes brasileiros que se destacaram no Desafio do Conhecimento, iniciativa da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A competição é destinada a alunos do ensino fundamental II e médio de qualquer escola do país e teve, esse ano, 1127 inscritos.

O Desafio do Conhecimento ocorre em duas etapas: a primeira virtual e a segunda presencial.  Na primeira fase o candidato tem 2 horas para responder 10 enigmas online. A informação necessária para desvendar os enigmas pode ser procurada em qualquer circunstância, com qualquer ferramenta de busca virtual e com auxílio de qualquer pessoa.  O objetivo é estimular no candidato a busca de conhecimento por meio investigativo.  A segunda fase, que é presencial, consiste em na resolução de um charada em equipe e uma prova escrita individual.

No final são premiados os 3 melhores estudantes de cada série participante. Eles recebem um certificado, uma viagem cultural e esse ano também serão contemplados com 3 dias de imersão dentro da Universidade.

De acordo com a coordenadora do Desafio do Conhecimento, a professora, Dra. Sandra Schneider, o formato desenvolvido nesta competição visa avaliar, não só o grau de conhecimento dos estudantes, mas também o potencial de aprendizagem, valorizando sua curiosidade, a criatividade e a habilidade em resolver problemas em grupo, dentre outras competências.

Em sua 3ª edição, foi a primeira vez que a Competição foi aberta para estudantes de todo país. Para a coordenadora do Desafio a participação de outros estados, apesar de tímida, foi positiva.   O destaque desta edição ficou por conta da grande adesão das escolas públicas. Estudantes de 6 estados (BA, MG, PE, PI, RJ, SP) 77 escolas participaram da competição, 65 públicas (946 alunos) e 11 particulares (181 alunos).  De certa forma, conhecer a USP por meio dessas competições aproxima os jovens da Universidade e mostra a eles uma opção acessível para carreira profissional desmistificando que a Universidade Pública é inalcançável.

Na hora da cerimônia de entrega dos certificados, famílias inteiras encheram o auditório da Área II da EEL. Pais, irmãos e avós foram prestigiar a classificação dos jovens estudante (de 11 à 17 anos) que se destacaram.  Dos 1127 inscritos, vinte e um deles foram premiados. Após a cerimônia os convidados participaram de um coquetel preparado pela organização.