Comunicado da PUSP-L: EEL zera o seu passivo de resíduos químicos perigosos armazenados nos abrigos das Áreas I e II do Campus

Dando continuidade aos trabalhos de coleta de resíduos no Campus USP de Lorena, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2022, contando novamente neste processo, com o apoio da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), representada pela técnica de Gestão de Resíduos, Aline Mellucci, foi possível dar a destinação e tratamento final ambientalmente adequados, para mais 13,6 toneladas de resíduos químicos perigosos.

Na coleta anterior, ocorrida em novembro de 2021, já havíamos enviado outras 9,2 toneladas de resíduos químicos para o tratamento e disposição final. Esses resíduos químicos são provenientes das atividades laboratoriais de ensino e pesquisa da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), gerados durante os últimos seis anos e estavam acondicionados no abrigo de resíduos químicos aguardando o desfecho do processo de concessão de um aditivo de contrato de 25% da licitação anterior. Enquanto os processos burocráticos da licitação estavam em andamento, os Técnicos de Laboratórios da EEL, a Prefeitura do Campus de Lorena (PUSP-L) e os membros da Comissão de Resíduos Químicos, realizaram a coleta dos resíduos armazenados no conjunto de laboratórios de ensino e pesquisa de todos os departamentos. Nesta oportunidade foram adquiridos materiais para o acondicionamento seguro de resíduos químicos perigosos, como bobonas, caixas para materiais perfurocortantes, sacos de lixos especiais e carrinho de transporte adaptado para esta finalidade.

Foto residuos

Para sistematizar e organizar as próximas coletas, a Comissão de Resíduos Químicos da EEL reativou o sistema de gerenciamento de resíduos químicos no portal de Sistemas EEL (https://sistemas.eel.usp.br/). “Já está disponível no portal da EEL o sistema da Comissão de Resíduos, onde o usuário poderá solicitar os materiais necessários para o acondicionamento de resíduos químicos perigosos e também agendar o melhor dia para que os membros da comissão realizem a coleta e o transporte dos resíduos com segurança”, informou André Moura, Chefe do Setor de Segurança e Resíduos da PUSP-L.

As próximas etapas do trabalho da Comissão de Resíduos envolvem a realização de um diagnóstico dos resíduos químicos gerados no campus a fim de fornecer informações importantes que irão subsidiar a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ). “O PGRQ será o documento base que fornecerá à comunidade universitária da EEL o suporte necessário para a gestão dos resíduos gerados no campus, além de incentivar as boas práticas ambientalmente sustentáveis de manejo de resíduos químicos”, salientou a Profa. Dra. Mariana Kasemodel, presidente da Comissão de Resíduos Químicos.

Por fim, agradecemos a todos os colaboradores envolvidos na tarefa de gestão de resíduos do campus e a PUSP-C pelo apoio e parceria de sempre.

PUSP-L